Animais

Filhotinho de cervo órfão confunde boneco de tiro ao alvo com sua mãe e emociona

2 capa Filhotinho de cervo orfao confunde boneco de tiro ao alvo com sua mae e emociona

A ONG “AnimaNaturalis” publicou a imagem em seu perfil nas redes sociais, refletindo sobre o impacto das caçadas na vida dos filhotes.



Os cervos, as corças, alces, as renas e os veados fazem parte da mesma família, os cervídeos, também chamados de Cervidae. Herbívoros e espalhados por vários tipos de ecossistemas, como florestas, tundras, pântanos e desertos, são altamente adaptáveis ao ambiente onde vivem.

Na maioria dos casos, estão ameaçados de extinção, já que são um dos animais por que os caçadores mais se interessam e em decorrência da degradação ambiental, que acaba com o habitat dessas espécies.

Sempre que nos deparamos com um cervo ou veado, como muitos costumam se referir, lembramos da história do filme “Bambi”, que fez parte da infância de muita gente. Dirigido por David Hand, James Algar e Samuel Armstrong, o longa-metragem tem 1h08m e foi lançado em agosto de 1942 (sim, há quase 80 anos).


No filme, o nascimento de Bambi alegra os animais da floresta, que veem seu pai como o cervo mais respeitado da região. Apelidado de o “Príncipe da floresta”, ele cresce e faz amizade com diferentes espécies, aprendendo desde as funções mais básicas, como andar, até a desvendar sentimentos complexos, como o amor.

A animação da Disney foi baseada no livro “Bambi, a life in the woods”, de Felix Salten. Na história, tudo muda quando o pequeno filhote vê a mãe ser assassinada pelos caçadores da região. Nesse momento, ele precisa da ajuda dos amigos e de muita coragem para conseguir superar os desafios impostos pela degradação provocada pelos humanos.

O registro de um filhote de cervo deitado ao lado de um manequim de tiro ao alvo chamou a atenção nas redes sociais. Publicado pela ONG “AnimaNaturalis”, que tenta incitar a reflexão sobre a caça predatória e seus efeitos, como exemplo, incontáveis filhotes órfãos e indefesos, tornando-se ainda mais suscetíveis na natureza.

Não se sabe ao certo onde a fotografia foi tirada e qual sua autoria, mas acredita-se que o filhote tenha ficado órfão porque sua mãe morreu vítima dos caçadores da região. Aninhado no boneco próprio para receber disparos, a ironia acompanha a imagem, mostrando a fragilidade do pequeno animal diante da maldade humana.


2 2 Filhotinho de cervo orfao confunde boneco de tiro ao alvo com sua mae e emociona

Direitos autorais: reprodução Instagram/@animanaturalis.

Confundindo o manequim com a mãe ou qualquer outra figura de proteção, o animal se deita ao lado de um boneco feito para receber tiros. Indefeso e se sentindo solitário, é possível notar semelhanças entre a vida real e o próprio filme, já que ambos os animais estão sem receber proteção materna.

É preciso percorrer um longo caminho até que um filhote se torne apto a sobreviver plenamente na floresta, e essas chances são drasticamente reduzidas quando se perde o auxílio da mãe. Os cervos também são mamíferos, e o leite materno é um dos principais alimentos que auxiliam no correto desenvolvimento e crescimento dos animais.


“Impossível conter as lágrimas.” Pe. Fábio de Melo relembra mãe ao ver abelha pousar em sua tatuagem

Artigo Anterior

Duda Reis sobre acusações contra Nego do Borel: “Lembrei do que vivia”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.