ColunistasComportamentoReflexão

Filtros pessoais…

filtros

“Esperar coisas das pessoas pode ser algo que trás muitos problemas nos relacionamentos gerais. Por que as pessoas podem fazer filtros de absolutamente tudo. Ou seja, elas absorvem apenas o que lhes convém. Isso na maioria dos casos. Nem sempre reagem como estamos esperando e por essa razão alguns desentendimentos podem vir a acontecer.



E eu decidi escrever esse artigo por que depois de descobrir essa tese, desvendei vários mistérios a respeito de desentendimentos sociais, familiares, etc. Muitos desses, eu mesmo presenciei, participei e me encrenquei bastante. Então como a compreensão desse material me ajudou, acredito que possa ser aproveitado por quem puder analisá-lo.

Falando sobre diálogos abertos, que seriam conversas abordando qualquer tema que você possa ter com outra ou outras pessoas. Eu resolvi por uma questão conservadora separar as reações das pessoas em 3 categorias:


  • Mentes Abertas.
  • Mentes Neutras.
  • Mentes Radicais.

Há uma reação diferente para cada tipo de mente.

filtros

Pessoas de mentes abertas estão sempre buscando novos horizontes e aprendizados em geral. Você pode ter qualquer diálogo com alguém assim e não irá se arrepender, pois a mente aberta está disposta a ouvir, prestar atenção e valorizar novas ideias. Ou seja, ela vai procurar aproveitar ao máximo tudo que você expor.

As pessoas de mentes neutras até podem te ouvir, mas sem muito interesse e na maioria das vezes só para não ser mal educado com você. Elas até podem aproveitar alguma ideia ou forma de pensamento exposto, mas esse não é um foco para ela.


Enquanto com as pessoas de mentes abertas você irá ensinar e aprender, com as neutras nada disso é confirmado poder acontecer.

Tenha muito cuidado com as pessoas de mentes radicais. Elas dificilmente querem te ouvir e você estará sujeito a críticas destrutivas. Isso acontece por que em geral elas tem suas formas de pensamentos ‘cristalizadas’ ou seja, inalteráveis, opiniões próprias fáceis de se ofenderem com a diversidade de outras opiniões. Com essas pessoas a discórdia é favorável e o choque de opiniões pode trazer conflitos.

Agora vamos aos filtros.

Um fato muito importante é: ‘as pessoas só fazem o que lhes convém’.


Essa é uma tese baseada no livre arbítrio, ou seja, você não obriga ninguém a nada, mesmo que seja algo de bom para essa pessoa. Pois pode ser bom para ela em sua opinião, mas não ser bom na opinião da mesma.

Até as pessoas de mente aberta fazem um filtro do que você fala ou mostra, mesmo que elas absorvam muito conteúdo, absorverão só o que as convém. (Não se guarda uma coisa que não serve).

A questão é respeitar esse filtro.

Por que sempre estamos esperando que as pessoas nos interpretem da maneira que queremos ou achamos melhor. Queremos que nossas palavras e ações sejam levadas em conta, sejam referências para os outros. Mas nem tudo que você falar ou fazer será absorvido do jeito que você quer. Mas sim do jeito que quem absorve quer. E a pessoa sempre fará o filtro.


Dando razão ao que á convém.

Aprendendo o que á convém.

Seguindo o que á convém.

E praticando o que á convém.


‘Você é livre para plantar uma árvore. Mas nunca mandará no modo da árvore crescer’. Entenda que as pessoas farão filtros do que você diz e do que você é para elas. Respeite os filtros, isso pode evitar os choques de opiniões. Pode evitar muitos problemas.

dreamer2

Assim como eu sei que você está filtrando agora o conteúdo desse material. E te agradeço por isso, quero apenas que absorva o que for de seu interesse. Não estamos aqui para forçar, mas sim para compartilhar com alegria e gratidão”.


Aperto no coração…

Artigo Anterior

5 verdades sobre a vida todos os jovens devem saber

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.