publicidade

Fique atento(a) quando um drama repete-se por muitas e muitas vezes…

Sobre os dramas que se repetem…

Relendo um texto que escrevi há dois anos, o sentimento de culpa diante da tristeza, me deparei com um fato interessante.



Percebi que não escreveria este texto atualmente ou escreveria de outra forma , com outro enfoque. Sim, concordo que ter um temperamento mais melancólico em um país como o Brasil pode ser algo muito angustiante. Por outro lado, falo enfaticamente sobre as repetições, sobre os dramas que se repetem e que nos roubam a vontade de superá-los pois sabemos que lá na frente, de algum modo, vamos vivê-los novamente.

Hoje, como uma estudiosa da Psicanálise, entendo que repetições não acontecem por acaso. Não são obras de um destino cruel. Quando algo repete-se insistentemente em nossa vida, devemos ficar atentos.

Devemos tentar entender o que estamos fazendo ou deixando de fazer, o que estamos realmente desejando para vivenciarmos tantas e tantas vezes uma situação dramática.

Muitas vezes, nos empenhamos para conseguir algo, mas na verdade, o nosso inconsciente deseja pegar um outro caminho. Por exemplo: lutamos para trabalhar em uma grande empresa. Mas toda vez que conseguimos uma vaga na empresa desejada, tomamos atitudes que nos fazem perder o emprego. Outro exemplo é afirmamos querer um relacionamento sério. Mas toda vez que começamos a namorar para valer, mesmo amando o parceiro, fazemos algo ou deixamos de fazer algo que acaba sabotando a relação.


Muitas pessoas buscam por um amor intenso, verdadeiro, cheio de espontaneidade, mas quando encontram algo assim, saem correndo de medo. Muitas pessoas afirmam o contrário: querem uma relação menos romântica, mais pé no chão. Mas toda vez que encontram alguém disposto a viver um relacionamento mais convencional e menos passional, acabam desistindo do parceiro. Muitas pessoas passam anos e anos investindo em uma carreira sem obter êxito. Afirmam amar o que fazem, mas toda vez que surge uma oportunidade de crescimento profissional, de aprimoramento, toda vez que surge uma oportunidade para se destacar, a pessoa refuga afirmando não estar preparada para o desafio, usando da desculpa do perfeccionismo para se manter na zona de conforto. Os exemplos de situações em que nos sabotamos são muitos.

Por tal razão, fique atento quando algo desagradável começar a repetir-se. Tome cuidado quando você perceber que está atraindo para a sua vida muitas pessoas falsas, egoístas, interesseiras. Tome cuidado quando você perceber que está atraindo muitos parceiros amorosos que te botam para baixo, que abusam da sua boa vontade, que seduzem outras pessoas na sua cara. Fique atento quando você notar que suas amizades sempre te sugam, sempre te colocam em saias justas, em situações constrangedoras.

Ninguém está livre de fazer amizade com uma pessoa falsa ou namorar alguém que nos magoa. Ninguém está livre de ser maltratado, explorado; Mas, se você permitir que as pessoas continuem maltratando-te e explorando-te por tempo indeterminado, se você sempre coloca pessoas na sua vida com padrões nocivos, provavelmente está na hora de buscar por uma boa análise e tentar lidar melhor com aquilo que você realmente deseja, com aquilo que te impede de viver relações mais saudáveis e felizes.


__________

Direitos autorais da imagem de capa: jaykayl / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.