publicidade

Físico brasileiro vence ‘nobel da espiritualidade’, conquistado por dalai lama e madre teresa

Dentre os diversos prêmios a nível global que uma pessoa pode ganhar, um deles é muito especial e significativo, o Prêmio Templeton. Também conhecido como o ‘Nobel da espiritualidade’.

O prêmio existe desde 1972 e é entregue a uma pessoa viva que, de acordo com os juízes, “fez uma contribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos”.



Para você ter uma noção do quão importante é o prêmio, alguns vencedores foram Madre Teresa de Calcutá e Dalai Lama. Ou seja, os premiados são pessoas que realmente dedicaram suas vidas ao trabalho espiritual, a iluminar o caminho de outras pessoas com o seu conhecimento.

Alegra-nos saber que um brasileiro foi o mais recente vencedor do prêmio Marcelo Gleiser, que aconteceu nessa terça-feira, 19 de fevereiro de 2019.

O físico carioca de 60 anos foi eleito pela “contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descoberta ou trabalhos práticos”, conforme declarou a fundação.

Marcelo atualmente mora em Hanover, nos Estados Unidos, onde é professor de Física e Astronomia e ocupa a cátedra Appleton de Filosofia Natural no Dartmouth College. Ele se dedica à física há mais de 35 anos, um legado impressionante!


Pode parecer estranho para muitos um prêmio sobre espiritualidade ser vencido por um cientista, mas essa não foi a primeira vez que isso aconteceu. Já foram premiados, por exemplo, Francisco J. Ayala, professor de ciência biológicas da Universidade da Califórnia por suas pesquisas na área de genética evolucionista, e também o pesquisador Michael Bourdeax, que estudou a destruição da religião nos países da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que compunham a Cortina de Ferro.

Gleiser acredita que o prêmio Templeton não representa necessariamente a religião, mas a relação do ser humano com o mistério.

“Quando se fala em religião, pensamos em algo institucionalizado, como cristianismo, islamismo e budismo, por exemplo. Espiritualidade é um termo muito mais amplo que tem a ver com a nossa relação com o mistério da existência e que transcende questões como: “Em que Deus você acredita?” ou “Que igreja você frequenta?”. Por espiritualidade, entendemos a relação do ser humano com o mistério da existência”, disse ao jornal O Globo.


O físico trabalha a ciência sob pontos de vistas diferentes.

“O grande ponto é que hoje em dia é possível trabalhar em ciência e em questões que tenham uma natureza filosófica, sobre o significado da vida, da nossa relação com a natureza. É nessa parte que eu me encaixo”, disse.

Que grande conquista para todos nós! Deixamos nossos parabéns e gratidão ao Marcelo pelo incrível trabalho desenvolvido!


Direitos autorais da imagem de capa: Eli Burakian/Dartmouth College

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.