Comportamento

Fisiculturista acusada de ter “corpo de homem” se defende: “Quem dera se o seu marido fosse como eu”

A atleta e atriz usou as redes sociais para responder, e lamenta precisar, em muitos momentos, soar como “grosseira”.



A aparência da mulher é uma seara sobre a qual muitas pessoas têm opinião formada, e a defendem com veemência. Existem os que acreditam que elas precisam se comportar de determinada maneira, se vestir “de acordo com a idade” e cumprir um papel de feminilidade alimentado pela cultura de onde vivem.

Outros pensam que cada pessoa tem o direito de fazer com o corpo o que bem entender, sem abrir brechas para palpites de quem usa a crítica como instrumento de controle dos corpos minorizados.

Desde que as academias se espalharam pelo mundo, é cada vez mais comum se deparar com indivíduos que usam os pesos e as sequências de exercícios para esculpir o corpo de acordo com o que acreditam ser belo, e isso inclui mulheres obviamente. Mas muitas recebem críticas gratuitas, apenas porque é socialmente aceito que um homem tenha músculos bem definidos, mas o mesmo não se aplica a elas.


A atriz e fisiculturista mexicana Vanessa Guzmán sabe bem o que é isso, já que precisa lidar com comentários ofensivos em suas redes sociais diariamente. Tudo porque muitos acreditam que ela não seja “feminina o suficiente”, quebrando a barreira do que é aceito e do que é abominado pela maioria das pessoas em uma comunidade.

As redes sociais, a disseminação da internet e a proliferação de perfis falsos fazem com que muitos se sintam protegidos atrás de suas telas, aptos a fazer qualquer tipo de observação maldosa e preconceituosa.

Vanessa recebe constantemente ataques virtuais e presenciais a respeito de sua aparência, e muitos dizem que ela tem um “corpo de homem”, fazendo alusão às formas mais masculinizadas da atleta. Em entrevista à TVNotas, ela abordou a questão, abrindo o jogo sobre o que pensa dos haters que a atacam diariamente. Em resposta a uma das usuárias, a jovem disse que esperava que seu marido tivesse um pouco do corpo que ela tem.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@vanessaguzman.


Direitos autorais: reprodução Instagram/@vanessaguzman.

Os ataques virtuais tomaram outra proporção depois que a artista resolveu participar de um concurso como fisiculturista, o qual venceu na sua categoria. Ao mesmo tempo em que muitos fãs ficaram surpresos – e reconheceram seus esforços –, outros realizaram uma cruzada com o intuito expresso de ofendê-la. Vanessa responde às ofensas e diz que acredita que seu corpo não seja “um excesso”, apenas uma forma de cuidar do seu físico, já que, para ela, excesso seria beber demais no fim de semana.

A mexicana ainda disse que considera muito triste se deparar com tanto ódio nas redes sociais, mas sente que precisa se defender, já que os usuários não fazem questão de respeitar figuras públicas, achando que por estarem na mídia estão sujeitas a todo tipo de críticas e ofensas.

Para finalizar, a atriz ainda disse que a maioria das pessoas que fala a respeito de seu corpo são as que menos compreendem sobre exercícios e saúde, sem disciplina nenhuma para seguir adiante com qualquer esporte ou prática.


Direitos autorais: reprodução Instagram/@vanessaguzman.

Toda vez que a chamam de masculina ou dizem que ela tem um “corpo de homem”, Vanessa afirma que, provavelmente, são ofensas que partem de mulheres que, de uma forma ou de outra, comparam-na com seus maridos. Ela torce para que eles tenham físico ao menos similar ou aproximado do seu.

Ao flagrar jovens com fome furtando mercado, empresário lhes oferece comida!

Artigo Anterior

Ana Furtado falou sobre a importância da fé quando enfrentou um câncer: “Deus sempre me fortaleceu”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.