5min. de leitura

A “Flora”, uma amiga inestimável…

Preserve a Flora do planeta e a Flora do seu Corpo. – “O Alimento é Vida!”

Ela chama-se Flora e, quanto maior é o meu conhecimento, mas eu gosto dela. Desponta de forma exuberante no começo do mês de Abril no calendário romano, quando a estação da primavera se instala na Europa.


Na mitologia romana, é uma ninfa das Ilhas Afortunadas. Deusa que representa a Primavera ou as flores e esposa de Zéfiro. E, na Grécia é chamada de Clóris.

Na natureza, desponta exuberante, em tons verdes nas várias espécies botânicas e em todo o planeta.

Apenas citando alguns exemplares importantes para manter e preservar a nossa saúde; o eucalipto, ginko-biloba, romãzeira, zimbro e a tília. Estas espécies pode admirá-las no jardim da Fundação Gulbenkian em Lisboa, podendo sentar-se à sua sombra, num merecido repouso de domingo.


No mar a Flora, muda de cor e assume várias tonalidades em espécies de algas.

Estas plantas marinhas são elementos importantes dos ecossistemas e, contribuem para a sua biodiversidade. São plantas fotossintéticas que consomem dióxido de carbono e produzem oxigénio, estão na base da cadeia alimentar servindo de alimento a peixes, moluscos, esponjas e até a nós, seres humanos.

Mas, também habita no corpo humano, desempenhando, tal como na natureza, um papel fundamental no nosso equilíbrio intestinal.


Em nós, a Flora Intestinal, é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e no controle ou no desenvolvimento de microrganismos que causam doenças.

Para mantermos um corpo saudável, precisamos dela em perfeito equilíbrio e isso só é possível através do consumo de alimentos que estimulem a sua produção.

Os alimentos mais recomendados para preservar a nossa Flora em perfeita saúde são:

Chocolate 70%: O chocolate quando é puro e de boa qualidade, pode conter mais probióticos do que qualquer produto lácteo.

Nozes: As Nozes são uma excelente fonte de manganês e de zinco, dois minerais responsáveis pela reparação da mucosa intestinal.

Alho e a Cebola: Estes alimentos contém cisteína, a qual é um ótimo oxidante.

Frutas Cítricas: tais como o Limão, a Laranja, tangerina, acerola e outras que evitam e controlam o crescimento de células cancerígenas e também estimulam a produção de colágeno.

Ovo: A gema de ovo, rica em ácido pantotênico e ascórbico, estimula o colágeno que é tão importante para uma flora saudável.

Microalgas: Dos oceanos temos, a Spirulina, as algas azuis ou verdes. Nos lagos de água doce, temos a clorela, uma alga unicelular, muito rica em clorofila. Todas são probióticos poderosos para o aumento de bifidobactérias no nosso intestino.

Castanha-do-Pará, ou Castanha do Brasil: Esta castanha é um alimento rico em Selênio, um mineral antioxidante que atua na reparação da mucosa com danos.

Todos estes alimentos, representantes da Flora do planeta, são importantes pela produção de Clorofila. Esta por sua vez é o maior aliado para preservar o oxigênio das nossas células.

A molécula de clorofila é muito similar à molécula da hemoglobina.

Esta proteína presente no sangue é responsável por transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos de todo o corpo. A principal diferença está no centro da molécula, enquanto a clorofila possui magnésio a hemoglobina possui ferro.

Preservar a Flora é preservar a vida, por isso afirmo que é importante estarmos atentos aos fatores de influência epigenética, de forma a preservarmos o bem-estar celular.

A saúde e a doença dependem da interação entre os genes (genótipo) e o meio ambiente. Preserve a Flora do planeta e a Flora do seu Corpo.

“O Alimento é Vida”





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.