Força e superação: saiba tudo sobre o significado espiritual da fênix!

O poderoso significado espiritual da fênix!



A figura da fênix está presente em diferentes culturas, mas possui características em comum: é um pássaro capaz de ressurgir das próprias cinzas.

Por isso, além de representar o ciclo do sol, que nasce e se põe todos os dias, a fênix carrega um significado espiritual de renascimento e superação.

Para saber mais sobre os significados do pássaro fênix e o que tatuagens dessa figura representam, continue lendo!


O que é a fênix?

Presente em várias culturas, a fênix é descrita como um belo pássaro místico, de olhos azuis, de porte grande e colorido, com penas nas cores vermelho e dourado, cujo canto é belo e triste, ao mesmo tempo.

A fênix é uma ave extremamente forte, capaz de carregar objetos e animais pesados enquanto voa, além de viver centenas de anos. De acordo com as lendas, as lágrimas dessa ave têm a capacidade de curar qualquer ferida ou doença, e suas cinzas podem trazer os mortos de volta à vida.

A lenda da fênix

Os detalhes das histórias sobre a fênix variam, mas a ideia central é a mesma: o pássaro tem consciência do momento em que sua vida acabará, por isso, antes que seu fim chegue, a ave mística constrói um ninho com galhos e folhas aromáticas.


Ao sentar-se no ninho, a fênix gera calor até que pegue fogo; o pássaro é, então, consumido por chamas até que restem apenas suas cinzas. As lendas dizem que, após três dias, a fênix volta à vida ao ressurgir das próprias cinzas, jovem e poderosa.

Outras versões dessa lenda dizem que a fênix, em vez de ressurgir das cinzas, põe seus ovos no ninho, chocando-os por três dias e, só após esse período, o pássaro entraria em combustão e suas crias surgiriam do meio das cinzas.

De acordo com algumas lendas, a nova fênix que surge embala as cinzas do pássaro anterior e as leva até a cidade de Heliópolis, no Egito, onde estava localizado o templo de Rá, o deus do sol no panteão egípcio. Ao chegar ao templo, as cinzas eram colocadas no Altar do Sol.

Para os egípcios, a fênix era vista como símbolo da revolução solar e também como a reencarnação do deus Rá, principalmente em Heliópolis, a cidade do sol.

Significado espiritual da fênix

A fênix tem significados espirituais positivos, quase todos relacionados ao seu processo de morte e renascimento: o pássaro é símbolo de invencibilidade e da imortalidade, já que derrota a morte e a decadência.

O pássaro é visto como símbolo de longevidade e força, já que pode viver por séculos sem que suas habilidades sejam prejudicadas. Algumas lendas, no entanto, afirmam que quando se aproxima da morte, a fênix se torna mais fraca e suas penas, menos brilhantes e belas.

Seu principal significado espiritual é o renascimento: ressurge numa nova vida, com força e energia, mas sem perder sua essência. O renascimento associado ao pássaro não é apenas do corpo, mas também do espírito.

O significado espiritual da fênix também está ligado à superação e aos ciclos da vida, trazendo esperança e a ideia de que as situações difíceis e a morte são apenas o começo de uma nova fase.

A fênix para o cristianismo

Para a crença cristã, durante a Idade Média, o significado espiritual da fênix, de ressurreição e de vitória sobre a morte, eram associados a Cristo.

Essa analogia era ainda mais significativa quando se considerava que a fênix ressurge das cinzas após três dias, assim como Jesus voltava à vida após o mesmo período.

A fênix no xamanismo 

No xamanismo, a fênix tem um significado espiritual de transformação e cura, além de nos ensinar a persistir e superar obstáculos.

Como guia espiritual, a ave fornece a força e a motivação necessárias para fazer o que é necessário, além disso, auxilia-nos nos momentos em que precisamos deixar algo para trás para receber o novo.

Como animal espiritual, a fênix indica a tendência a fazer qualquer coisa pelo bem de todos, mas sempre com uma postura otimista. Esse totem também revela a capacidade de ser uma força de mudança em qualquer área de sua vida.

Sonhar com fênix

Os sonhos que contam com a presença desse pássaro podem ter significados diferentes, dependendo de seus detalhes. No entanto, de forma geral, sonhar com fênix é um sinal positivo de que um novo começo está por vir.

Esse sonho pode indicar também que você está à procura de uma chance para se reinventar, começar do zero em busca de algo melhor, seja aqui, seja em outro lugar.

Significado da tattoo de fênix

O significado espiritual da fênix é uma grande inspiração para quem deseja fazer uma tattoo: o dom de renascimento e a força do pássaro místico são traduzidos na pele como um símbolo de superação e renovação.

Geralmente, pessoas que passam por grandes dificuldades na vida, mas que ainda assim conseguem dar a volta por cima e “ressurgir das cinzas” encontram na fênix a melhor representação de vitória.

Assim, o significado da tattoo de fênix está ligado à superação e à renovação das energias. Além disso, as tatuagens desse pássaro são geralmente ricas em cores, unindo beleza e significado na pele.

O significado espiritual da fênix nos enche de esperança e de certeza de que o fim é apenas um começo.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.