Comportamento

“Forrest Gump”, um filme que nos ensina o que é a verdadeira inteligência emocional

Foto: Reprodução
capa Forrest Gump um filme que nos ensina o que e a verdadeira inteligencia emocional

O clássico dos anos 1990 tem lições muito importantes para todos nós. Confira!

Você cresceu nos anos 1990? Então já assistiu pelo menos uma vez ao clássico do drama “Forrest Gump”, protagonizado por Tom Hanks. Nos tempos atuais, ele é considerado uma obra “cult” para os amantes de cinema e dos bons filmes.

“Forrest Gump” inicia-se com uma frase marcante: “Minha mãe dizia que a vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar”.

Se você já assistiu à obra, sabe muito bem das suas lições incríveis, mas se ainda não teve o privilégio, deixamos aqui um resumo do que o filme trata.

Trata-se da história do personagem de mesmo nome, que nasceu no estado do Alabama (EUA), e difere das pessoas ao seu redor por um motivo particular: seu QI de 75, que é considerado abaixo da média.

2 Forrest Gump um filme que nos ensina o que e a verdadeira inteligencia emocional

Direitos autorais: Reprodução / Paramount Pictures

Essa realidade faz de Forrest motivo de piada e ridicularizações nos tempos de escola, o que prejudica a construção de suas relações sociais. Outro fator também marcante de sua história é a morte do pai, o que colocou sobre sua mãe toda a responsabilidade de lhe oferecer educação e guiá-lo no caminho certo da vida.

Durante o filme, Forrest é colocado em diversas situações que o desafiam, como ir para a faculdade, ter a primeira decepção e se alistar no Exército.

Por muito tempo, sua vida foi bastante complicada, mas tudo mudou quando ele conheceu Jenny. A jovem, que tem vários problemas na família, acaba se aproximando do protagonista para encontrar algum alívio. Os dois se conectam muito bem e constroem uma amizade poderosa, que permanece pelo resto de suas vidas.

3 Forrest Gump um filme que nos ensina o que e a verdadeira inteligencia emocional

Direitos autorais: Reprodução / Paramount Pictures

Lições de Forrest Gump

Forrest Gump, apesar de muitos fatores contrários, como uma criação imperfeita, QI abaixo da média e uma vida marcada pelas piadas, é uma pessoa de inteligência emocional muito avançada e um otimismo único, sempre fazendo a diferença na vida daqueles ao seu redor.

Mesmo com todos os problemas que teve de enfrentar durante o filme, que não foram poucos, ele nunca perdeu a positividade e superou cada obstáculo com um largo sorriso. Seu comportamento, se pararmos para pensar sobre isso, é um grande ensinamento, pois podemos nos queixar por muito menos.

Mesmo tendo saúde, um emprego, um QI na média, ou até acima dela, podemos permitir que qualquer contratempo tire a nossa paz e nos coloque em uma maré de negatividade. Quando comparamos os nossos comportamentos com os de Forrest, mesmo sabendo que em seu caso se trata de uma obra de ficção, percebemos que temos muito a aprender com ele.

O protagonista do filme nos mostra que, por mais escuro que o mundo pareça estar, quando nos dedicamos e mantemos a autenticidade e positividade, podemos superar qualquer desafio.

4 Forrest Gump um filme que nos ensina o que e a verdadeira inteligencia emocional

Direitos autorais: Reprodução / Paramount Pictures

Outro grande ensinamento que a história nos transmite é que as nossas “diferenças” não nos tornam necessariamente inferiores a ninguém. Não importa se não temos uma inteligência tão evoluída, muito dinheiro no bolso ou influência social, somos tão capazes quanto qualquer um de realizar nossos sonhos.

Mesmo as pessoas que mais parecem “perfeitas” à primeira vista têm lá seus defeitos, e saber reconhecer as nossas falhas sem julgamentos é uma maneira de ir mais longe.

Em suma, Forrest Gump é uma obra que nos mostra que nada vale desanimar diante das dificuldades, afinal elas fazem parte da vida, e uma hora ou outra a vida colocará coisas melhores em nosso caminho.

0 %