5min. de leitura

FORTALECENDO RELACIONAMENTOS

Lidar com pessoas é sempre muito complicado. Existem opiniões diferentes, maneiras distintas de lidar com algumas situações e, muitas vezes, o emocional fala mais alto do que o racional.


Não estamos falando necessariamente de relacionamentos amorosos, mas também entre parentes e colegas de trabalho, por exemplo. Agora, por mais difícil que seja conviver com outros, não podemos nos isolar do mundo e virar ermitões, certo?

Por isso colocamos aqui 4 dicas preciosas de como você pode fortalecer seus relacionamentos e melhorar o seu dia a dia.

Dicas para fortalecer relacionamentos:

FORTALECENDORELACIONAMENTOS01


 1. Aprenda a conversar

Se algo incomoda, diga à outra pessoa, mas evite agressividade e julgamentos. Não use frases que comecem com: “Você é…”ou “Você fez…” e tente expressar como você se sente. Por exemplo: “Quando você falou aquilo, eu me senti…”Desse jeito você faz com que o outro se coloque no seu lugar.

Isso é muito importante para você também. Ouça o outro ponto de vista, mas preste atenção de verdade  no que está sendo dito. Coloque-se no lugar do colega e veja se isso muda sua opinião.

Se você está com problemas de relacionamento com seu parceiro ou parceira, marquem um jantar ou um passeio para fazer a DR. Estando em um lugar público, as chances de vocês perderem o controle diminuem.



2. Seja realista

Quantas vezes não idealizamos as pessoas, colocando-as em um pedestal, como sendo perfeitas, ou pelo menos, aquilo que precisamos para nos completar? Saiba que essa atitude nos faz colocar muita expectativa sobre o outro e você sabe o que acontece quando colocamos muita expectativa em cima de algo ou alguém, não? Abrimos caminho para a frustração.

Se esperamos que alguém aja ou reaja de determinada maneira e essa pessoa não atende, descontamos nela a nossa raiva, mas de quem é a culpa? Talvez, nossa.

Outro detalhe importante é saber que, na maioria das vezes, o que mais nos irrita em outra pessoa é o que não gostamos em nós mesmos. Pare para pensar sobre isso.

Se o seu problema está em um relacionamento amoroso, tenha em mente que príncipes e princesas perfeitos não existem, nem em contos de fadas. Aprecie o que o outro tem de melhor e entenda os defeitos alheios.


3. Saia da rotina

FORTALECENDO02

Mesmo que estejamos falando de um relacionamento entre colegas de trabalho. Quando sentir um clima meio pesado, chame o pessoal para almoçar em algum lugar diferente, organize um happy hour ou algo que os faça tirar a cabeça do problema. Às vezes deixamos nossos relacionamentos caírem em uma rotina e nos esquecemos de expressar carinho, amor e gratidão por quem está sempre ao nosso lado, seja colega, pais ou parceiros.

Se não der para organizar um programa, compre um chocolate, uma lembrancinha ou algo de que a pessoa goste muito, para mostrar que você pensou nela.

Se o seu namoro ou casamento está frio, que tal fazer um jantar romântico?


4. Escolha as suas batalhas

Você sabe o que dizem: “Você prefere estar certa ou ser feliz?” Pois é válido em qualquer relacionamento. Não adianta brigar ou discutir por qualquer coisinha. Se você não concorda com alguma coisa, mas percebe que ela não afeta tanto a sua vida, prefira o silêncio a uma DR desnecessária. É uma questão de sabedoria, mesmo. Ficar por aí implicando com tudo desgasta qualquer amizade ou relação de trabalho, portanto o lema é: O que eu tenho a ver com isso e como serei afetada?

Em um relacionamento amoroso, onde a convivência é intensa, essa máxima vale ainda mais. Releve pequenas implicâncias e irritações do dia a dia e brigue apenas por aquilo que realmente te tirar do sério. Isso já vai aliviar em, no mínimo, 60% as discussões do casal, com certeza.

Esses conselhos parecem simples, mas são difíceis de seguir quando estamos no automático. Para fortalecer relacionamentos é importante olhar para dentro e, principalmente, para o outro. Vale a pena buscar por amizades e parcerias mais verdadeiras e duradouras. Viver em harmonia com todos é uma benção, pois traz leveza e felicidade ao nosso dia a dia.

 





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.