ColunistasComportamento

Frustração? não! 7 maneiras de se livrar de vez desse pesadelo:

Frustração

Uma frustração ocorre quando nossas expectativas sobre algo não acontece ou não acontece da forma como imaginamos.



E como podemos controlar essa frustração que resulta de desejos, expectativas e anseios que não se concretizam?

Segue abaixo algumas dicas:

1 – Entenda que quanto menos você esperar, menor será sua frustração;


2 – Seja o mais realista possível quando pretender alcançar algum objetivo, sonho ou desejo;

3 – Analise se você está fazendo a “sua parte” para conseguir o que almeja;

4 – Lembre-se de que “mágica” é algo que não se aplica aos anseios do dia a dia e que até mesmo os mágicos precisam treinar muito para conseguirem fazer seus truques.

5 – Se as suas expectativas incluem outras pessoas, a chance de você se frustrar é ainda maior, haja vista que os outros não estão neste mundo apenas para satisfazer os seus desejos;


6 – Preste atenção e perceba se o que você almeja está num plano de “possibilidades” ou se é alguma coisa extremamente irreal;

7 – Não confunda um projeto de vida com a sua própria vida.

Entenda também que o fato de você precisar controlar suas expectativas não significa que você tenha que parar de sonhar, de fazer planos e de lutar por suas metas e objetivos. Pelo contrário.

Continue sonhando e desejando, mas coloque-se na posição de coautor de sua obra e de sua história, compreendendo que você é a parte fundamental de tudo o que deseja construir para si mesmo.


O que não deve acontecer é você se desesperar a ponto de perder a vontade de seguir em frente e, tampouco, correr o risco de entrar em uma depressão. Aí sim você começará uma jornada bem difícil de ser revertida.

Uma depressão pode acontecer quando você se apega tanto ao seu plano “A”, acreditando que ele preencherá todas as suas necessidades e, de repente, ele simplesmente não funciona. E você não tem um plano “B”! É aí que a depressão pode ocorrer e o desespero pode tomar conta: quando você não tem um plano “B”, ou “C”, ou “D”, ou… “Z”.

Se for necessário, use todas as letras do alfabeto, mas não se prenda a um objetivo apenas, pois o risco de você se frustrar é bem maior do que se você tiver outras alternativas, outras possibilidades e outras perspectivas.

Alternativas, possibilidades e distintas perspectivas, nada mais são do que sinônimos da palavra “esperança”. E é exatamente a esperança que não permitirá a sua desistência, o seu desconsolo e a sua renúncia à vida que você é merecedor e também capaz de construir.


Repetindo: sua vida e seu projeto de vida são coisas distintas. Portanto, sempre que necessário cure-se da sua própria história, criando planos alternativos e passe a lidar com a frustração encarando-a como mais uma forma de aprendizagem.

Construa planos alternativos, comece a curtir plenamente cada instante e desenvolva a capacidade de EXISTIR também plenamente em cada instante.

Aprecie a jornada porque ao final, você descobrirá que ela é que é, de fato, importante.

_______________


Direitos autorais da imagem de capa: danomyte / 123RF Imagens

Qual é a primeira coisa que você vê nesta imagem? isso revela elementos importantes de sua personalidade!

Artigo Anterior

Como se tornar uma pessoa super feliz com 10 atitudes simples.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.