3min. de leitura

Fugir da solidão vai atrasar seu processo de amadurecimento e evolução pessoal

Chegamos nesse mundo sozinhos e assim retornaremos. Seguindo esse raciocínio deveríamos nos acostumar com períodos de solidão, pois são apenas períodos, momentos.

Períodos extremamente relevantes para o autoconhecimento, mudanças, definição de objetivos, escolhas e tomadas de decisões. No entanto, aprendemos a conceituá-los como algo negativo e quando com ele nos deparamos, abrimos em fuga desesperada.


Outro motivo que causa angústia é a requisição do silêncio, algo que nos apavora. Fomos condicionados ao barulho externo, sem muitas vezes questionarmos sua utilidade.

Nesta confusão de programações recebidas, necessidades adquiridas e necessidades genuínas, instintivamente optamos pela sobrevivência ante a iminência daquilo que significamos como perigo.

Investimos toda energia no preenchimento dos mesmos com a inserção impulsiva de pessoas, relacionamentos e atividades simplesmente para evitá-los.


Pior ainda, tentamos reter ignorando que a caminhada segue e é impossível conseguirmos tal façanha sem nos machucarmos ou prejudicarmos nossa própria evolução.

Essa é a palavra, o sentido de tudo: evolução.

Períodos solitários nos forçam a entrarmos em contato com nossas questões mais íntimas, insatisfações, desespero, lutos, mazelas. Fugimos novamente, estamos acostumados a nomear procurações ou terceirizar nossas culpas. É sempre “o outro ou do outro” e nunca “minha”.

Precisamos crescer para sermos confrontados por nossas escolhas, responsabilidades e resultados alcançados. Evidente que essa percepção vem com o amadurecimento emocional. Este por sua vez, precisa de espaço para acontecer. O que não ocorre em meio a tanto barulho externo.


Entende a necessidade desses períodos solidão? Entende agora que são apenas períodos?

Entende agora que estes períodos são fases da vida que necessitam de espaço, silêncio e abstração do mundo externo?

E que nomeamos como solidão significando de forma negativa aquilo que é requisito para nosso amadurecimento, autonomia emocional fortalecimento, ou seja, nossa evolução como ser humano?

Faz sentido para você?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf /  arturnyk





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.