ColunistasReflexão

Fui criticado, e agora?

FUI CRITICADO capa e dentro

Uma certeza que todo líder precisa ter é que sempre será criticado. Sabemos que receber críticas não é algo exclusivo de líderes, mas sem dúvida é algo com que um líder, qualquer que seja, receberá com mais frequência.



Precisamos estar preparados para as críticas, pois elas virão de todos os lados: dos liderados, dos pares, dos seus próprios líderes, do cônjuge, dos filhos. Prepare seus ouvidos, sua mente e coração para receber as palavras desmotivadoras, ácidas, que o machucarão. Saiba que, como líder, receber críticas, principalmente as acusatórias, é uma das poucas convicções que você terá durante o seu aprendizado de liderança.

A crítica é algo que você evita com facilidade; é só não falar nada, não fazer nada e não ser nada. – ARISTÓTELES

Se receber críticas é algo inevitável, então o que fazer? Como estar preparado para elas? É verdade que não é nada fácil receber acusações, apontamentos, discordâncias e todas as palavras e gestos que são contrários às suas falas ou ações realizadas.


Você tem três opções em resposta às pedras arremessadas em sua direção: Jogá-las de volta em quem jogou, juntar todas como um peso para carregar ou usá-las para construção de uma liderança cada vez mais firme. Dessas três opções a indicada para um verdadeiro líder é a terceira. Concordo que falar e escrever é bem mais fácil que fazer, mas quem disse que ser líder ou exercer a liderança seria algo fácil?

Você pode utilizar cada pedra, cada palavra contrária, cada acusação para construir e aprimorar sua liderança, mas para isso precisa aperfeiçoar uma coisa muito importante: suas reações.

Ainda há tempo, escolha a liderança.

Cristiano R. Costa


Fibromialgia: ‘’doença da preguiça’’, dizem eles…

Artigo Anterior

O perigo da saudade…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.