O Orkut, que foi uma rede social popular do Google durante os anos 2000, voltou a ser tópico de conversas no X na última segunda-feira (12), quando usuários brasileiros começaram a compartilhar memórias sobre as comunidades do site. Estas eram espaços de discussão que conectavam pessoas com interesses semelhantes.
Algumas comunidades eram leves e humorísticas, enquanto outras reuniam milhões de usuários. Entre as mais notáveis estavam “Eu Odeio Acordar Cedo“, que contava com 6.106.958 membros, e “Eu amo minha MÃE!“, com 4.571.629 participantes.
No Orkut as pessoas eram unidas por ideais comuns se eu fizesse uma comunidade ‘Eu odeio calça saruel’ não ia vir um usuário de calça saruel encher o saco porque ele estaria ocupado na comunidade ‘Eu amo calça saruel’. A gente poderia amar e odiar coisas em paz comentou um usuário no X.
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Presença do fundador do Orkut no Brasil
Orkut Buyukkokten, o fundador da rede social e engenheiro turco, estava no Brasil acompanhando a nova onda de popularidade de seu antigo site. Ele veio ao país para participar do “Rio Innovation Week”, que ocorreu na quarta-feira (14).
Em entrevista ao portal g1, Buyukkokten expressou seu desejo de relançar o Orkut em breve e mencionou planos de recrutar executivos em São Paulo, cidade pela qual tem grande afeição.
Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve disse ele.
Buyukkokten não especificou uma data para o retorno, mas confirmou que será em breve. O site oficial do Orkut, que foi desativado em 2014, está ativo desde 2022 com uma mensagem bilíngue indicando que algo novo está sendo desenvolvido.
O impacto da compra do Twitter e críticas às redes sociais atuais
O anúncio do retorno do Orkut ocorreu dois dias após Elon Musk finalizar a compra do antigo Twitter por US$ 44 bilhões, um evento que dividiu opiniões online e levou muitos a pedirem a volta do Orkut.
Se você pensar no ‘orkut.com’, era tudo sobre unir as pessoas e eu sei que o que nos une é o que temos em comum. Então, no Orkut, todos tiveram conversas maravilhosas sobre coisas que amavam e compartilharam, riram e se divertiram muito explicou Buyukkokten.
Se você olhar para as mídias sociais hoje, são plataformas muito diferentes, como Facebook e Instagram. Elas priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo, o que significa que elas passam mais tempo olhando anúncios e essas empresas conseguem lucrar mais exibindo anúncios e também coletando e vendendo dados. As mídias sociais são tão tóxicas agora criticou ele.
Ele também criticou as plataformas atuais como Facebook e Instagram por priorizarem o lucro em detrimento da segurança, e por lucrarem com emoções negativas que mantêm os usuários engajados por mais tempo.
A missão original do Orkut e planos para o futuro
O engenheiro relembrou que o objetivo do Orkut era promover comunidades e unir pessoas, tendo alcançado 300 milhões de usuários globalmente.
Ele acredita que é possível restaurar esse tipo de engajamento autêntico usando tecnologia avançada, como inteligência artificial e aprendizado de máquina.
E é por isso que todos se lembram do Orkut como um lugar onde encontraram seu melhor amigo, conseguiram o emprego dos sonhos, se apaixonaram, se casaram e criaram filhos juntos. E eu acho que podemos trazer esse engajamento autêntico e genuíno de volta. E a chave é usar a tecnologia para usar ferramentas como IA e aprendizado de máquina. Podemos trazer essa autenticidade e conexão de volta à sociedade por meio das mídias sociais se otimizarmos os algoritmos afirmou Buyukkokten.
Estou pegando toda a experiência que tive com Orkut, Hello, para lançar uma nova rede social onde vou trazer toda a positividade e todas as experiências que tive com todos esses. Se você pensar sobre o conteúdo que é criado hoje, ele realmente não agrega valor. Você tem adolescentes, geralmente passando de três a sete horas no TikTok. E o que eles realizam no final? Eles não realizam nada. Eles não estão fazendo novos amigos, não estão criando novas conexões, mas estão deprimidos e solitários.
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A atração por São Paulo
Durante uma entrevista ao portal g1, o engenheiro expressou sua admiração por São Paulo, cidade que ele considera sua favorita no Brasil e onde planeja recrutar executivos para sua futura rede social. Ele destacou particularmente a diversidade cultural da metrópole.
São Paulo tem uma diversidade cultural incrível. Há tantos museus de arte incríveis e você também pode ver a diversidade refletida na gastronomia. São Paulo tem uma culinária brasileira local incrível, tem uma culinária de todas as partes do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, tem uma culinária que é incrivelmente internacional. Você pode ir a um restaurante japonês, mexicano ou brasileiro comentou ele.
Outra coisa que eu realmente gosto é a vida noturna. Eles [paulistanos] adoram se reunir para as refeições, gostam de se divertir. Eles adoram sair para dançar e eu realmente amo e acho vibrante. E quando você vai a lugares comuns, como pontos de encontro como cafés, bares ou clubes, é incrivelmente amigável e acolhedor. E é tão fácil fazer amigos acrescentou.