Comportamento

“Gabriela”: saiba como está o elenco da novela 47 anos depois da estreia da primeira versão!

Foto: Reprodução
Capa site Gabriela saiba como esta o elenco da novela 47 anos apos a estreia da primeira versao

Veja as fotos de alguns atores do elenco da primeira versão de “Gabriela”, da TV Globo.

“Gabriela”, lançada em 1975, foi uma adaptação livre do romance “Gabriela, cravo e canela” (1958), de Walter George Durst, e um dos maiores sucessos da Rede Globo. Passava-se no ano de 1925, quando uma seca devastadora castigou a Região Nordeste, obrigando a população a emigrar em busca de sobrevivência.

A novela conta a história da personagem principal, Gabriela, uma moça de natureza livre e impulsiva, e uma das vítimas da seca na região, que consegue um trabalho como cozinheira na casa de um turco, com quem vive uma sensual história de amor. O enredo aborda ainda a rivalidade entre o coronel que domina a região há anos e um jovem exportador de cacau, de uma família rica de São Paulo.

De acordo com a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a novela foi escolhida como a melhor produção do ano.

Para matar a saudade dessa época tão boa, veja abaixo como o elenco da novela está hoje, 47 anos depois da estreia:

1. Olga Bastos (Ângela Leal)

Imagem 1 Gabriela saiba como esta o elenco da novela 47 anos apos a estreia da primeira versao

Direitos autorais: Reprodução / IMDB | Reprodução Instagram / @leal.angela

Ângela Leal interpretava uma mulher com ciúme doentio do marido Tonico Bastos, a quem vive ameaçando. Era extremamente moralista, conhecida por se vestir e defender a honra da cidade exageradamente.

Segundo o Notícias da TV, Ângela, 74, deixou a carreira de atriz e atualmente administra o Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ), um dos mais antigos do Brasil, que completou 88 anos de fundação em março deste ano.

 2. Tonico Bastos (Fúlvio Stefanini)

Imagem 2 Gabriela saiba como esta o elenco da novela 47 anos apos a estreia da primeira versao

Direitos autorais: Reprodução

Fúlvio Stefanini dava vida a Tonico, dono do cartório da cidade e herdeiro das fazendas de cacau do pai, o coronel Ramiro. Ele seduzia mulheres solteiras e casadas, dando desculpas à esposa ciumenta Olga.

Um dos últimos trabalhos do ator foi no filme “Homens de bem” (2011) e na série “A grande família” (2001–2014). Como não gosta de redes sociais, não há muitas informações sobre o ator na atualidade.

3. Gabriela (Sônia Braga)

Imagem 3 Gabriela saiba como esta o elenco da novela 47 anos apos a estreia da primeira versao

Direitos autorais: Reprodução / Memórias Globo | Reprodução Instagram / @insonbra

A atriz Sônia Braga, 72, é um dos personagens centrais da trama de 1975 e ícones do cinema e da televisão brasileira. A atriz passou por teleteatros, programas infantojuvenis, e com sua carreira incrível alcançou reconhecimento internacional, segundo o Rolling Stone.

Longe das novelas, numa coletiva de imprensa do filme “Bacurau”, em 2019, a atriz descartou a possibilidade de voltar a atuar, pois “é estranho ver a teledramaturgia brasileira limitada apenas em um canal”, desabafou.

4. Jerusa (Nivea Maria)

Imagem 4 Gabriela saiba como esta o elenco da novela 47 anos apos a estreia da primeira versao

Direitos autorais: Reprodução / Globo | Reprodução Instagram / @niveamaria_oficial

Nivea Maria interpretava a neta do coronel Ramiro Bastos. Sempre muito tímida e discreta, nunca expressava suas opiniões publicamente e acabou se apaixonando por Mundinho Falcão, opositor do avô.

A atriz, atualmente com 75 anos, tem encontrado no trabalho e na família seu bem-estar mental e emocional, segundo o “GShow”. Depois do isolamento de dois anos por causa da pandemia, ela viajou para Orlando, nos Estados Unidos, junto com os filhos. Com quase 60 anos de carreira, a atriz tem diversos papéis marcantes, como o último, em 2019, na novela “A dona do pedaço”, exibida pela TV Globo.

5. Malvina (Elizabeth Savala)

Imagem 5 Gabriela saiba como esta o elenco da novela 47 anos apos a estreia da primeira versao

Direitos autorais: Divulgação / Globo | Reprodução Instagram / @elizabethsavala

A atriz Elizabeth Savala deu vida à filha única do coronel Melk Tavares, na novela em 1975, que tinha o mesmo temperamento independente do pai. A jovem era ousada e sempre se rebelava contra a sociedade patriarcal na qual foi criada, sem medo da opinião alheia.

Aos 67 anos, Elizabeth Savala continua na longa carreira como atriz. Seu último trabalho foi em 2021, na novela “Quanto mais vida, melhor!”, da Globo, interpretando Nedda, a matriarca de uma família nada convencional.