Comportamento

Garçonete ficou aos prantos por não receber gorjeta de clientes que se esforçou para atender

Foto: Reprodução
capafacebook Garconete ficou aos prantos apos nao receber gorjeta de clientes que se esforcou para atender

A jovem desabafou sobre a situação nas redes sociais!

Quem trabalha com atendimento ao público sabe que muitas vezes essa rotina pode ser extremamente exaustiva. Esses trabalhadores precisam sempre ter um sorriso para atender aos clientes da melhor maneira possível, e ainda assim em diversos momentos são tratados com ignorância e grosseria. 

Manter a paciência e o autocontrole nos dias mais cansativos pode ser um desafio para essas pessoas, e existem algumas situações que podem levá-las ao extremo. Recentemente, uma jovem garçonete compartilhou nas redes sociais um desabafo após um atendimento. 

Joyce Ferrer, de Bayamón, em Porto Rico, trabalha como garçonete em uma lanchonete, e apareceu na web em lágrimas, contando que depois de se empenhar para atender a uma mesa, que gastou um montante significativo na lanchonete, todos foram embora sem lhe dar uma gorjeta.  

2 Garconete ficou aos prantos apos nao receber gorjeta de clientes que se esforcou para atender

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @ _joyferrer

Bastante abalada, ela conta no vídeo que uma noite atendeu uma mesa de clientes que comeram $ 100 em comida, e quando eles pagaram a conta, não deixaram uma gorjeta para ela. Além da falta de reconhecimento com a ajuda monetária, nem sequer lhe agradeceram pelo trabalho benfeito.

A princípio, segundo o que a jovem comentou, um prato de arroz da mesa não foi servido na temperatura certa, então ela decidiu trocá-lo. “Perguntei-lhes se estava tudo bem umas 10 vezes, porque não gosto de comer e me deparar com um problema. Pergunto a eles e eles me dizem: ‘Sim, está tudo bem, não se preocupe, sabemos que não é sua culpa’”, acrescentou.

Para compensar esse erro no prato, quando o jantar acabou, Ferrer quis dar uma “agradada” aos clientes, buscando oferecer-lhes o melhor atendimento possível e quem sabe fidelizá-los. Então, conversou com os chefes do restaurante para conseguir um desconto financeiro, o que acabou dando certo.

3 Garconete ficou aos prantos apos nao receber gorjeta de clientes que se esforcou para atender

Direitos autorais: Reprodução

Apesar de ela ter feito isso, na hora de pagar a conta, os clientes apenas pagaram o justo e foram embora, sem lhe agradecer e destacar a atenção dispensada pela jovem.

Essa situação, provavelmente somada ao cansaço da jovem e as outras experiências desagradáveis com outros clientes simplesmente a fizeram desmoronar.

“Eles me pediram a conta, minha irmã cobrou, e eu não acredito que a conta deu US$ 100 e eles não me deixaram um único dólar… até me esqueci das outras mesas para que tudo corresse bem com a deles, e para quê? Para eles fazerem isso comigo”, disse ela entre lágrimas.

“Os garçons vivem de gorjetas, se você for a um restaurante onde há garçons e não tiver dinheiro para dar gorjeta, é melhor não ir!”, acrescentou Joyce.

A chateação demonstrada pela jovem na gravação é a mesma que podemos notar em muitos homens e mulheres que trabalham em lanchonetes e restaurantes, eles se esforçam para ganhar gorjetas, mas muitas vezes são ignorados por seus clientes na hora do pagamento. 

4 Garconete ficou aos prantos apos nao receber gorjeta de clientes que se esforcou para atender

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @_joyferrer

Na web, foram muitos os que se solidarizaram com a situação da jovem, compreendendo o seu cansaço e insatisfação com o comportamento dos clientes. Muitos ainda incentivaram os clientes a dar gorjetas sempre que possível para ajudar esses funcionários.

Alguns internautas, no entanto, não acharam que a jovem agiu da maneira mais profissional possível. Várias pessoas fizeram questão de reforçar que as gorjetas não são obrigatórias, mas uma decisão de cada cliente, e que não importa quão bem ela trabalhe, ainda precisará lidar diversas vezes com essa situação.

“Agradeça a Deus por você ter um emprego”, comentou uma pessoa. “Dramas da geração de cristal”, acrescentou outro internauta. Outros ainda sugeriram que o salário dos garçons aumente para que eles não precisem passar por situações como essa frequentemente.