publicidade

Garoto que fez perna com banco de bicicleta e pvc ganha prótese de empresário!

Marcos de Oliveira perdeu a perna em um acidente de moto e havia improvisado uma prótese com a sucata de uma bicicleta velha para poder voltar a andar.



Aos 23 anos, o jovem Marcos de Oliveira Moraes já é um exemplo de persistência, alegria e criatividade. De família com poucos recursos, o garoto se viu diante de uma perda inimaginável. Em abril de 2018, ele sofreu um grave acidente de moto, na cidade onde mora, Itaituba, no Pará, e sua perna esquerda teve de ser amputada próximo do joelho.

Mas o que parecia ser o início de uma trágica fase na vida do garoto, transformou-se numa história de superação inspiradora. O garoto alegre, que à época era estudante de gestão ambiental, não se deixou abater, ele já entendia que a força de vontade é parte fundamental para o tratamento de qualquer enfermidade, incluindo casos tão extremos, como o dele.

Marcos teve de se adaptar e aprender a andar de muletas até conseguir comprar uma prótese com o dinheiro do DPVAT, o seguro contra danos pessoais causados por acidentes de trânsito. O equipamento foi comprado por R$ 5 mil, em Boa Vista (RR), mas não era o mais indicado para a situação do estudante.


Ele até tentou trocá-lo e solicitou as alterações necessárias à empresa que lhe vendeu o produto, mas teve a assistência negada. O resultado foi que, mais uma vez, o jovem se viu diante de uma situação delicada: ou continuava a usar um molde que não atendia às suas necessidades ou permanecia de muletas. A segunda opção foi a mais indicada, até que teve uma ideia extremamente original.

Marcos decidiu criar a sua própria prótese com materiais reutilizáveis, incluindo parte da bicicleta que havia pertencido ao seu pai. Inspirado na sua prótese, usou o cano como se fosse a perna e fez do banco um pé.

O processo de confecção da prótese improvisada foi gravado por uma amiga do garoto. No vídeo, ele explica como adaptou as peças da bicicleta e até um cano de PVC para confeccionar a peça. Em seguida, sai andando para provar como teve sucesso na missão. O garoto gastou apenas R$ 40,00 para concluir a prótese.


A gravação, em seguida, foi postada nas redes sociais e viralizou quase que instantaneamente, alcançando mais de 13 milhões de visualizações. Assista ao vídeo abaixo:

Um dos espectadores da invenção de Marcos foi o empresário Nelson Nolé, que estava a mais de 2,5 mil quilômetros de distância, em Sorocaba (São Paulo). Conforme publicação do portal G1, Nelson, que é dono de uma empresa de aparelhos ortopédicos, sensibilizou-se com a atitude do jovem e decidiu lhe fazer um convite irrecusável. Pediu a Marcos que viajasse a São Paulo para receber a tão sonhada prótese da perna esquerda de presente.

O rapaz, por sua vez, não pensou duas vezes e foi ao encontro do empresário, em São Paulo. Passou por um período de adaptação, mas pôde enfim voltar para casa com uma prótese. O equipamento, além de mais tecnológico e melhor adaptável que o primeiro, também permitiu ao jovem voltar a ter uma vida normal.

Conte para nós o que você achou dessa linda história de solidariedade e superação!

Não se esqueça de compartilhar e marcar os amigos em suas redes sociais. 

 

Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: reprodução Instagram/@eumarcosdeoliveira.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.