Em São Paulo, o gato Xartrux foi destaque no Encontro de Gatos de Raças Exóticas, realizado no último domingo (19/5) em Ribeirão Preto.
Xartrux, que reside em Jaú, também no interior de São Paulo, é um candidato ao título de maior gato doméstico do mundo, segundo o Guinness World Records, pesando 12,8 quilos e medindo 1,30 metro.
No evento, Xartrux compartilhou o espaço com outros gatos de 15 raças exóticas e raras, sob os cuidados de sua tutora, Márcia Oliveira.
Márcia mantém um perfil popular nas redes sociais, dedicado à rotina de cuidados com felinos, que atrai quase 30 mil seguidores e regularmente apresenta Xartrux em anúncios de joias e acessórios.

Xartrux, um maine coon de seis anos, é conhecido como parte da raça “gato gigante”. Ele supera o tamanho típico de sua raça, que geralmente alcança até 100 cm, e ultrapassa até mesmo os 1,23 metros de Stewie, o último recordista do Guinness, que faleceu em 2013.
No início do ano, Márcia inscreveu Xartrux para o Guinness World Records e espera pelo resultado até junho deste ano. Ela revelou ao G1 que Xartrux era o menor de sua ninhada ao nascer, mas cresceu de forma excepcional.
Com apenas quatro meses, já começava a se destacar em competições. Além de seu tamanho impressionante, O Guinness World Records não só reconhece o tamanho dos gatos domésticos, mas também premia categorias como “maior pelo”, “pulo mais longo gravado”, “maior rabo”, e “maior e menor altura”.
Apesar de Xartrux não competir nestas categorias, ele é notável pelo seu peso, que tem aumentado nos últimos meses; na época de sua candidatura, ele pesava cerca de 3 kg a menos, ultrapassando ligeiramente os 10 kg.