publicidade

Gêmeas revelam o segredo para chegar bem aos 98 anos: “Banho de balde e crochê.” Confira o ensaio!

As queridas irmãs gêmeas Maria Rita e Maria Ana posaram com roupas coloridas, ao lado de flores e caminhando pelas estradas da propriedade da família.



Só de ver as imagens de um ensaio feito pelas gêmeas Maria Rita e Maria Ana já é possível sentir o amor e a felicidade das duas irmãs. É daquele tipo de registro que nos enche o coração de alegria.

O ensaio foi produzido no ano em que essas duas queridas completaram 98 anos de idade, não só para celebrar a amizade e a cumplicidade das duas, mas também as coisas simples da vida.

Direitos autorais: arquivo pessoal Jaqueline Martins/reprodução G1.

Aproveitar o que a vida tem de mais singelo, segundo as irmãs, é o segredo para se ter uma vida duradoura e tão feliz quanto a delas.


O ensaio superdivertido dessas duas queridas foi feito pela fotógrafa Jaqueline Martins, neta de Maria Rita, em Cantagalo, na região serrana do Rio, como parte das comemorações de seus seus aniversários, que por sinal já é uma curiosidade à parte.

Em entrevista ao portal G1, elas garantiram que nasceram em março de 1920, no entanto, no documento de identidade, o registro foi feito em maio, por um erro do cartório. Ou seja, elas fazem aniversário duas vezes ao ano!

Direitos autorais: arquivo pessoal Jaqueline Martins/reprodução G1.

Ao portal, elas também deram verdadeiras lições de como aproveitar a vida. As “Marias” contam que chegaram a essa idade preservando hábitos simples de autocuidado.


Enquanto Maria Ana adora andar a cavalo e jamais gostou do chuveiro elétrico, preferindo até hoje tomar banho com balde, Maria Rita é uma apaixonada confessa pelo crochê.

O carinho de uma pela outra também pode ser visto como um dos fatores que colaboram para tamanha alegria e longevidade. As duas vivem em municípios diferentes: Maria Ana continua em Cantagalo e Maria Rita se mudou para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Direitos autorais: arquivo pessoal Jaqueline Martins/reprodução G1.

Entretanto, seu contato é frequente, por telefone, porque uma não deixa de saber como a outra está. O ensaio, inclusive, foi feito no sítio da família, em Cantagalo, no distrito de São Sebastião do Paraíba.

Jaqueline contou que as irmãs fizeram questão de vestir roupas iguais e bastante coloridas, provando o nível de descontração durante a seleção de fotos. Segundo Jaqueline, o ensaio foi uma graça só, do início ao fim. As irmãs não economizaram nas poses, nas gargalhadas e na descontração, para que o ensaio fosse o mais autêntico e descontraído possível.

Direitos autorais: arquivo pessoal Jaqueline Martins/reprodução G1.

“Verdadeiras modelos”, brinca a neta de Maria Rita. Além de terem o mesmo gosto para roupas, elas são extremamente vaidosas, tanto que nas fotos as duas aparecem com modelitos e cabelos impecáveis, unhas feitas e acessórios.

Hábitos curiosos

Maria Ana tem quatro filhos, 11 bisnetos e 12 netos, uma delas, Gisely, inclusive, é a responsável por esquentar a água que a avó usa para tomar banho, usando um canecão.

Além disso, Maria Ana tem uma rotina extremamente independente, como uma pessoa de qualquer outra idade, e diz que ainda tem muito para viver. “Quero fazer 100 anos, e daí para a frente”, disse ao G1. Quanta animação, não é mesmo?

Já Maria Rita tem seis filhos, 19 netos, 22 bisnetos e 44 trinetos. Seu hábito preferido é passar as tardes na varanda, fazendo seus paninhos de crochê.

Por fim, Maria Rita confidenciou acreditar que o segredo para a longevidade seja “ser contente”.

Que exemplo de vivacidade, não é mesmo? Se todos nós tivéssemos a mesma sede de viver que essas duas senhorinhas, nossa vida seriam ainda mais felizes.

O que você achou dessa linda história de amor e amizade?

Deixe o seu comentário e compartilhe este texto nas suas redes sociais.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.