ColunistasComportamento

Generosidade ontem, hoje e sempre! o mundo necessita disso!

Generosidade ontem hoje e sempre O mundo necessita disso Que tal praticá la

Generosidade ontem, hoje e sempre! O mundo necessita disso! Que tal praticá-la?



Generosidade, no dicionário, é a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem, que acrescenta algo ao próximo.

Mas e para você, o que é ser generoso?

A generosidade leva-nos a várias reflexões, coloca-nos em caminhos diversos, pondo-nos à prova em inúmeras situações.


Ser generoso requer cuidados, pede empatia, outra palavra delicada que não é privilégio de muitas pessoas.

A generosidade pede dedicação, carinho, atenção com o outro.

Muitas pessoas dizem-se generosas e nem sequer sabem o seu real significado porque nunca ajudaram o outro ou, quando o fizeram, pensaram em alguma recompensa.

Ser generoso implica desenvolver habilidades, desprendimento, gostar de ajudar o outro, colocar-se no seu lugar e, acima de tudo, não cobrar.


A generosidade é cultural, é educação, porém ela está em crise, já que muitas pessoas pensam exclusivamente no seu mundo e esquecem-se de olhar ao seu redor.

Muitos países desenvolvem este valor desde cedo em suas crianças, que acabam sendo generosas de modo espontâneo, porque ajudar o outro faz parte de sua existência, do seu cotidiano.

A definição de generosidade no dicionário de certa forma é ácida, porque ser generoso não é ter disposição a sacrifícios, mas sim acréscimo a si mesmo e também para todas as pessoas, sem distinção.

Generosidade é abundância de sentimentos, grandiosidade com relação àquele que nos rodeia, é bondade, é amor. Ela não é egoísta e provoca gratidão no Universo.


Quantas vezes somos generosos e somos mal interpretados? Sim, isto é comum e levamos fama de intrometidos por estarmos apenas querendo ajudar, ser gentis! Mas esta é uma conduta das pessoas que não são e não entendem a generosidade.

No entanto, não devemos deixar-nos levar por isso, porque a generosidade deve ser propagada entre todos do nosso convívio e fora, uma vez que ela transforma, amplia valores.

Uma palavra amiga, um afago, um gesto, uma ajuda, são exemplos de generosidade que podem mudar uma vida inteira em milésimos de segundos.

Pequenas atitudes de generosidade transformam pessoas, trazem aproximação, mudam relações, enriquecem tudo o que há a nossa volta.


Ser generoso implica em disposição de tempo, mesmo que seja por alguns minutos.

Não é apenas doação, é coragem de ver o outro como ele é e estender a mão, seja para quem quer que seja.

Ser generoso implica em conviver, em ser e não ter!

É um conceito que vai além de tudo o que pode ser definido porque está dentro de cada um e pode ser desenvolvido.


É um aprendizado diário, que exige atitudes.

Uma pessoa bondosa não é significado de generosa porque a generosidade deve ser praticada e explorada por todos nós.

Generosidade traz admiração, não para o outro, mas para a nossa consciência; é um estado de espírito que engrandece a nossa alma, a parte mais interna do nosso ser.

Ela propaga sensibilidade, pede ações imediatas, nas quais, muitas vezes, não dá tempo para refletir, mas agir, instintivamente, em prol do outro.


A generosidade é tão ampla que não dá para defini-la em um mero conceito de um dicionário, porque ela possui vários sinônimos, conversa com o Universo, com a vida que pulsa nas nossas artérias e veias que percorrem todo o nosso corpo.

Enfim, ser generoso é viver em plena harmonia com o Universo sem nada querer em troca!

_________

Direitos autorais da imagem de capa: koca777 / 123RF Imagens


Como os filósofos definem a felicidade de forma diferente:

Artigo Anterior

Hoje é um dia a mais que se encerra. Você chegou até aqui, então, agradeça!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.