Gerenciando emoções…

Se temos a intenção de gerenciar nossas emoções, primeiro devemos entender o que significa emoção.

Emoção é um impacto causado por estimulantes físicos ou emocionais que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Experienciar emoções é muito pessoal, pois elas são sentidas de formas diferentes por cada pessoa.



As emoções podem causar reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.

O psicólogo Robert Plutchik diz que o ser humano tem oito emoções primárias: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria.

O psicólogo Paul Ekman diz que são cinco as emoções básicas: raiva, nojo, alegria, medo e tristeza.


Podemos gerenciar as emoções?

Sim, é possível. E se somos capazes de gerenciá-las, o nosso crescimento, tanto pessoal quanto profissional, será inevitável.

Compreender como devemos reagir frente aos estímulos que nos cercam, e entender como ajustar as respostas emocionais necessárias, nos ajudará a não gastar nossa força e energia de forma inadequada.

Digamos que eu fico com raiva de um colega de trabalho, seja por qual for o motivo, o importante é não alimentar esse sentimento ou distribuí-lo com reações exageradas, comentários desnecessários e mais desentendimentos. Agindo assim, estou gastando uma energia valiosa de forma improdutiva e, ainda por cima, essa sensação de descontentamento vai se prolongar no tempo, muito mais do que seria razoável.


Para transformar essa situação, você precisa mudar sua perspectiva. Respire profundamente, contando suas inspirações de olhos fechados, e imagine a pessoa ou problema a partir de outro ponto de vista. Isso pode ajudá-lo a encontrar novas soluções e a refrescar os pensamentos.

É imprescindível averiguar o que sentimos e responder à pergunta: O que eu sinto exatamente? Ira, raiva, descontentamento…?

Dessa forma a primeira fase para gerenciar a emoção será identificada.

A partir da identificação você vai aprofundar, analisar e tomar decisões a respeito.

Se tivéssemos aprendido a identificar e a lidar com as emoções, desde a infância, a vida seria menos complexa.

É importante se preparar para se libertar de suas convicções, checando erros e mudando rotas quando necessário.

O autoconhecimento é fundamental pois mostra que somos seres humanos e ainda estamos imperfeitos. É essencial nos interiorizarmos, para reconhecermos as habilidades, potencializar competências e investir e superar dificuldades.

Sem disciplina as nossas fragilidades não serão superadas.

Nossas escolhas possibilitam perdas e ganhos, muitas vezes para que conquiste algo no primeiro momento perdemos, aparentemente, mas na verdade abrimos mão de algo agora para ganhar coisas maiores no futuro.

Portanto, saber administrar as emoções é muito importante para viver melhor e ser uma pessoa emocionalmente saudável.

Aproveite para deixar seu comentário contando para nós os seus objetivos e o que achou das nossas dicas. Vamos em frente!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gstockstudio / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.