Animais

Gorila que ficou famosa nas redes por “selfies” morreu nos braços do cuidador que a salvou há 14 anos

capagorila que ficou famosa nas redes por ‘selfies morreu nos bracos do cuidador que a salvou ha 14 anos

A despedida dos dois amigos é tocante. Conheça esta história de amizade pura e verdadeira!



Só quem já conviveu com algum animal durante anos sabe o privilégio de partilhar momentos com esses seres tão especiais.

Por mais diferentes que sejam as nossas naturezas, em muitas ocasiões, somos capazes de construir vínculos profundos com os animais, que acabam por se tornar mais intensos e importantes do que aqueles mantidos com diversas pessoas à nossa volta.

Isso porque os animais não são dominados por sentimentos humanos, como a inveja, a maldade e o egoísmo, eles apenas seguem os seus instintos.


Ter esses seres por perto nos traz diversos aprendizados a cada dia e nos ajuda a nos tornar pessoas melhores, mais humildes e abertas ao relacionamento com o mundo à nossa volta.

Andre Bauma, um africano do Congo, teve uma experiência incrível com um animal que marcou a sua vida. Conforme contado em matéria da BBC, o congolês conheceu uma gorila-das-montanhas em 2007, quando ela tinha apenas 2 meses de vida.

O animal, que posteriormente recebeu o nome Ndakasi, acabara de perder os pais vítimas de caçadores, e ainda estava agarrado à mãe morta. Bauma, que é guarda florestal e trabalha como gerente do Virunga, o parque nacional mais antigo da África, encontrou a gorila e decidiu levá-la para ser criada no parque, já que ela não estaria segura sozinha na natureza.

2gorila que ficou famosa nas redes por ‘selfies morreu nos bracos do cuidador que a salvou ha 14 anos

Direitos autorais: divulgação/Virunga National Park.


Durante todos esses anos de convivência, Ndakasi e Bauma criaram um vínculo de companheirismo único, que tornou a vida de ambos mais feliz e completa. O homem contou que até mesmo dividia a cama com a gorila e que se sentia como sua mãe, porque a alimentava e brincava com ela.

Em 2019, a amizade dos dois acabou cruzando a fronteira da África e se tornando mundialmente conhecida depois que uma selfie mostrando Bauma, Ndakasi e outra gorila-das-montanhas, chamada Ndeze, circulou pelas redes sociais. Infelizmente, essa amizade terminou no começo deste mês de outubro, quando Ndakasi faleceu aos 14 anos.

O primata encerrou uma longa batalha contra uma doença. Se a morte da gorila por si só já é algo muito triste, que deixará um buraco no peito do grande amigo, pelo menos ele pode se consolar com o privilégio de passar os últimos instantes da vida de Ndakasi ao seu lado.

O animal faleceu nos braços de Bauma, que a conhece desde filhote, e provavelmente uma das figuras que mais lhe inspiravam confiança, além de muito amor e lealdade.  Muito chateado pela perda da gorila, Bauma se pronunciou logo após a sua partida, afirmando que conhecer Ndakasi o ajudou a “entender a conexão entre humanos e grandes macacos e por que devemos fazer tudo ao nosso alcance para protegê-los”. O guarda ainda disse que amava a amiga como uma criança, exaltando a sua personalidade, que sempre colocava um sorriso em seu rosto.


3gorila que ficou famosa nas redes por ‘selfies morreu nos bracos do cuidador que a salvou ha 14 anos

Direitos autorais: divulgação/Virunga National Park.

Os gorilas-das-montanhas costumam viver nas florestas dos parques nacionais de Uganda, Ruanda e Congo. No entanto, fatores como caça, invasão humana e mudanças climáticas têm se mostrado um risco à sua sobrevivência.

Os caçadores desses animais costumam fazer parte de grupos armados que vivem em conflito no Leste da República Democrática do Congo. Dado a todo esse contexto, trabalhos como o de Bauma, de salvamento e criação de gorilas, têm um peso muito importante para que a espécie sobreviva às ameaças. Deixamos aqui nossa profunda admiração pelo trabalho do guarda, bem como o desejo de que muitos outros gorilas sejam salvos e tenham uma nova vida, assim como Ndakasi.


Mãe conta que padre “expulsou” filho autista de igreja por ser uma “distração”

Artigo Anterior

Gaúcho viajou até SP para encontrar namorada virtual, foi enganado e voltou para casa com ajuda de PMs

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.