Graças a Deus, eu ainda consigo ser eu, em todos os meus sorrisos, carinhos, olhares e lágrimas…

Uma de minhas crônicas favoritas de todos os tempos, é a ‘Se eu fosse eu’ da Clarice Lispector.
Às vezes, eu paro tudo e reflito nessa pergunta, e confesso que dá até medo de pensar, mas, ao mesmo tempo, é triste saber que vivemos, somos e reagimos de maneira condicionada, e não de acordo com o que o nosso eu gostaria.
Sim, eu sei que soa muito filosófico, mas não podemos negar toda a verdade que existe por trás dessa pergunta, e mais ainda, por trás de todas as respostas que ela pode trazer à tona.
Se eu fosse eu, eu seria mais firme, e não teria tanto medo de magoar as pessoas; talvez assim deixaria de me magoar um pouco.
Se eu fosse eu, não perderia a oportunidade de dizer ‘eu te amo nunca, mesmo que a outra pessoa me achasse uma completa idiota.
Se eu fosse eu, eu cantaria mais alto no chuveiro, levantaria do meu assento no metrô e dançaria como se ninguém tivesse me olhando.
Se eu fosse eu, eu falaria como me sinto, sem medo de ser julgada e condenada.
Se eu fosse eu, não controlaria o choro, nem o drama, nem a birra de criança, quando algo não sai de acordo com as minhas vontades.
Se eu fosse eu, eu seria menos recatada, mais engraçada, menos alvoroçada.
Graças a Deus, eu ainda consigo ser eu, em todos os meus sorrisos, meus carinhos, meus olhares, minhas lágrimas! E como sou grata por poder ser eu em cada linha, cada ponto e cada vírgula de tudo que escrevo!
E para todas as vezes que não consigo ser eu, lamento e reforço o meu desejo de me libertar das correntes que ainda me aprisionam e me impedem de exercer minha autenticidade.
E você, como seria se fosse completamente você por um dia ?
_________
Direitos autorais da imagem de capa: nd3000 / 123RF Imagens
Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.