Gratidão

Gratidão pelas coisas que lhe são oferecidas livremente. Você tem?

gratidão pelas coisas

Você consegue imaginar viver em um mundo onde pode ter tudo de graça, sem precisar se preocupar com dinheiro e nem com contas? Parece um pensamento irracional e sem sentido lógico, visto que no mundo de hoje não há basicamente nada que podemos fazer sem dinheiro.



Mas tenho uma coisa importante para lhe dizer:  sua vida (e tudo o que vem com ela) é dado gratuitamente a você!

Pode parecer que isso é bobagem, porque temos que trabalhar muito para ganhar dinheiro e conquistar aos poucos as coisas que desejamos. Muitas vezes ficamos sobrecarregados, correndo de um lugar para outro, esgotando-nos dia após dia, para manifestar os resultados desejados em nossas vidas.

No entanto, se você olhar ao seu redor com atenção, perceberá que a grande maioria do que tem,  foi, de fato, concedido a você, livremente.


Abaixo estão algumas dessas coisas:

  • O ar que respira, o Sol no céu, a bondade dos estranhos.
  • Os talentos que possui, a batida de seu coração, a capacidade de fazer escolhas.

  • Diversão, risada e emoção.
  • Amigos, familiares e vizinhos.
  • Um planeta hospitaleiro para viver, cheio dos recursos necessários para a nossa sobrevivência.

Porém, o fato de recebermos muitas coisas gratuitamente, não quer dizer que não trabalhemos duro e que nosso esforço não mereça recompensa. Mas talvez algo a mais precise ser levado em consideração ao recebermos as coisas que queremos e precisamos na vida.

Conforme vamos ficando mais velhos e passamos por mais experiências, costumamos acreditar que devemos nos sacrificar para conseguir tudo o que desejamos. No entanto, nem sempre essa foi a nossa realidade. Por exemplo, quando éramos bebês, não sabíamos nada sobre a vida em geral, muito menos sobre sacrifícios e esforços, e ainda assim, obtivemos o que precisávamos para sobreviver.

Esse exemplo também pode ser aplicado a natureza que está ao redor de todos

A grama não paga aluguel para viver nos gramados da vida, e as árvores são oferecem pagamento à água e luz do Sol por seus serviços prestados. Tudo o que se relaciona ao que a natureza precisa é oferecido de forma gratuita. E, por mais que pareça confuso, nós também somos seres vivos que fazem parte do esquema total da natureza.


Esse pensamento é apenas uma forma de nos fazer refletir sobre nossos esforços e sobre aquilo que temos de graça na vida e, muitas vezes, não sabemos valorizar. Podemos rejeitar o valor das coisas que não nos esforçamos para conquistar, mas imagine ter que trabalhar duro para conseguir ar para respirar e água para se hidratar?!

Reflexões como essa nos ajudam a colocar em perspectiva nossa realidade, sermos gratos por tudo aquilo que temos de graça na vida e nos esforçarmos para conquistar outras coisas que desejamos sem desvalorizar o que já temos. Esperamos que esse texto o faça refletir e viver uma vida de maior gratidão!

As pessoas confiantes eliminam esses 8 hábitos tóxicos de suas vidas:

Artigo Anterior

Mentiras que todos contamos a nós mesmos:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.