Comportamento

Gretchen se confunde e chama Thammy Miranda de “ela”; internautas repercutem

Capa Gretchen se confunde e chama Thammy Miranda de ela internautas repercutem
Comente!

A rainha do “Conga la conga” sofreu represálias por sua atitude, que muitos consideraram extremamente ofensiva à vivência de Thammy.

A cantora e sensação da cultura da internet brasileira, Gretchen virou assunto nas redes sociais durante a primeira semana do ano de 2022. O motivo? Um vídeo que mostra momentos de lazer ao lado do filho Thammy Miranda. Ao chamar a atenção do vereador, a dançarina se confundiu e usou um pronome feminino, com o qual Thammy não se identifica mais por se entender homem trans.

De acordo com informações da rede de notícias SBT, Thammy visitou a mãe em Belém, no Pará, cidade onde a cantora mora com o marido Esdras de Souza. No vídeo postado pelo vereador na rede social, Gretchen se refere ao filho com o pronome “ela”.

No vídeo, Gretchen e Thammy estão conversando em clima de descontração, quando a cantora fala sobre a comparação que o filho fez sobre seu abdômen definido e a barriga do homem, dizendo que a mãe estará em melhor forma que ele quando chegar aos 80 anos. É nesse momento que a cantora troca os pronomes e se refere a Thammy como “ela”, pronome feminino pelo qual o vereador não atende há alguns anos.

A confusão de Gretchen dividiu a opinião de quem viu ou ficou sabendo do ocorrido. No entanto, Thammy Miranda confessou não se importar com o erro, já que tem certeza de que a mãe não faz por mal.

2 Gretchen se confunde e chama Thammy Miranda de ela internautas repercutem

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @thammymiranda

O homem disse que, às vezes, palavras no feminino ainda “escapam” da sua mãe quando ela se refere a ele e que já sabe que Gretchen tenta todos os dias melhorar. O filho entende que foram 32 anos da mãe o chamando como uma mulher e sabe que, às vezes, haverá tropeções.

Thammy diz que sua mãe o respeita inteiramente como homem e que na hora do vídeo já tinha percebido seu erro, que poderia até apagá-lo ou simplesmente não postar, mas não achou que seria necessário fazer aquilo. Thammy disse que “de vez em nunca” ele passa por situações como essa, mas que sua família o entende como um homem.

Embora o vereador tenha sido rápido para perdoar a mãe, a internet, no entanto, encontrou uma nova fonte de discussão nesse deslize de Gretchen. Foram vários os comentários criticando Gretchen por cometer um erro básico quanto ao pronome do filho, mesmo depois de anos de sua transição — Thammy se assumiu um homem transexual em 2014.

Uma pessoa comentou que Gretchen estava envergonhando a si e não ao filho por sua atitude, e outra disse que a falta de atenção da rainha do “Conga la conga” era um “mico” àquela altura do campeonato.

Alguns comentários mencionaram que momentos como o que Thammy passou são muito comuns para membros da comunidade trans, pois ainda há uma grande dificuldade para algumas pessoas simplesmente aceitarem a vivência de outras, e o uso errado de pronomes ou outras palavras com marcadores de gênero influencia muito no apagamento das pessoas trans da sociedade.

Embora Thammy tenha esclarecido que, em sua esfera particular, a situação não o feriu nem trouxe desconforto, é preciso que na sociedade se cultive mais o hábito de perguntar por quais pronomes a pessoa gostaria de ser chamada, e respeitar isso. E caso algum dia ocorra um equívoco, como o de Gretchen, o primeiro passo é pedir desculpas.

A maioria dos comentários sobre a ocasião foram de pessoas criticando Gretchen, falando da insensibilidade que isso representava. No entanto, alguns internautas viram a situação com um olhar mais conciliatório, dizendo que Gretchen tinha apenas cometido um erro honesto e que todos estamos suscetíveis a isso.

Comente!

Trigêmeas firmam pacto para nunca se separar: “Quem casar com uma casa com todas”

Artigo Anterior

É muito mimimi! Estes 5 signos parecem crianças, são os mais birrentos do zodíaco!

Próximo artigo