publicidade

Guia completo de como lidar com pessoas negativas

Certamente, você já conheceu ou lidou com pessoas negativas, não é mesmo? Eles estão em toda parte, seja em seu trabalho, em suas amizades ou mesmo em sua família.



Mais cedo ou mais tarde eles chegarão à sua vida provocando ansiedade, estresse e outros estados emocionais difíceis de lidar.

Para viver sua vida de maneira tranquila, é vital que você saiba lidar com pessoas negativas.

Você tem amigos, alguém da sua família ou colegas de trabalho que são negativos?

Se sua resposta for sim, então você já sabe que eles não são as pessoas mais legais para ter ao seu lado.


Conversar com essas pessoas é realmente desmotivador: não importa o que você diga, elas sempre encontrarão uma maneira de transformar as coisas para uma direção negativa.

Qualquer que seja o assunto da sua conversa, eles sempre verão o lado ruim de tudo.

Algumas dessas pessoas podem se tornar tão negativas que você pode até sentir um tipo de energia drenada dentro de você simplesmente por estar perto delas.


Seria ótimo poder influenciá-los para que parem de ferir os outros, mas também parem de se machucar. No entanto, não é tão fácil!

A primeira coisa que você precisa saber é que você não pode mudar as pessoas de uma hora para outra!

A mudança deve nascer de si e são eles que devem aceitá-la e dar o primeiro passo para alcançá-la.

Mas como conseguir isso? Somente agindo diferentemente é possível gerar uma mudança real na pessoa negativa, mesmo que aparentemente não façamos nada para mudá-la.

Eu lidei com muitas pessoas negativas na minha vida. Uma vez, eu estava em uma empresa onde eu estava cercado por um grande número de pessoas que só sabiam como ver o lado ruim da vida, mesmo nas melhores coisas.

E embora no começo eu me sentisse angustiado com aquele ambiente tóxico ao meu redor, acabei aprendendo a lidar com isso e essa situação me ensinou algumas estratégias muito úteis para que isso não afetasse minha vida pessoal.

Aqui vou compartilhar tudo o que aprendi com essa situação, desde como identificar uma pessoa negativa no seu dia a dia, até quais estratégias são as melhores para lidar com essas pessoas!


Como saber se uma pessoa é tóxica para você

Uma pessoa tóxica é aquela que, ao se relacionar com você, afeta sua motivação, sua inspiração e seu bem-estar emocional.

Essas pessoas irradiam uma energia negativa. A melhor maneira de saber se uma pessoa é tóxica é observar como você se sente depois de conversar com ela!

Existe um objetivo principal que todas as pessoas tóxicas têm: elas buscam seu próprio benefício, mesmo que tenham que prejudicar os outros para alcançá-lo.

Essa negatividade dessas pessoas constantemente minimiza aqueles que os rodeiam, tentando destacar seus fracassos para que possam demonstrar suas próprias realizações ou quão competentes eles são.

Enquanto isso, por outro lado, há aqueles que disfarçam suas más intenções com elogios ou falsas preocupações. Essas pessoas são um alvo muito difícil de detectar.

Você merece estar com pessoas que fazem você aproveitar o momento, que apoiam você e gostam de passar tempo ao seu lado!

Portanto, é muito importante que você aprenda a identificar essas pessoas e evitá-las.


Veja essa lista de situações que ajudarão você a descobrir se você está interagindo com uma pessoa tóxica.

1. Inveja dos outros

Do lado de fora eles podem parecer muito seguros e mostrar que eles têm tudo.

Mas essas pessoas não fazem mais do que comparar com os outros com frequência. Eles sempre encontram alguém para falar mal e eles não podem defender os outros para fazer bem.

Se as coisas estão indo muito bem, você provavelmente já tem pessoas invejosas ao seu redor. Você tem algo que eles gostariam de ter e eles não gostam disso.

Eles geralmente tiram o seu mérito ou falam mal de você ou do seu trabalho. Evite-os!

Lembre-se de que a inveja é um sentimento de inferioridade que afeta apenas aquela pessoa invejosa.


2. Eles estão sempre reclamando

Eles são os que criticam tudo e nunca fazem nada para mudar as coisas. Eles gostam de ser a vítima sempre.

Esta é uma maneira muito sutil de ser alguém tóxico, mas é uma das formas mais comuns.

Por mais que você os faça ver o contrário, eles sempre encontrarão uma desculpa para continuar se sentindo infelizes.

Se você perceber que alguém se queixa mais de 4 vezes por dia, distancie-se, ou você poderá se tornar alguém assim também!

Aquela pessoa que vive reclamando dos coisas ruins que acontecem com ela, só atrairá essa negatividade para a sua vida.


3. Eles manipulam outras pessoas

Não há sinal mais claro de uma pessoa tóxica do que quando ela obriga o outro a fazer ou dizer algo que ele não quer. Sua especialidade é chantagem.

Elas insistem em fazer você se sentir mal por se recusar a fazer alguma coisa.

Embora muitas pessoas tenham uma tendência a serem controladoras. Há uma grande diferença entre alguém que gosta de ter tudo em ordem e alguém que tenta manipular os outros à vontade.

No momento em que você sente que alguém está tentando “forçá-lo” a fazer algo que você realmente não quer ou mudar seu jeito de ser, agir ou pensar, será hora de reconsiderar sua amizade.


4. Eles mentem constantemente para você

Essas pessoas são mentirosos compulsivos. Sejam mentiras pequenas ou grandes, mentem para todos!

Se você perceber que alguém está mentindo para muitas pessoas, pode ter certeza de que ele também mente para você.

Tire essa negatividade da sua vida! As pessoas que têm um impacto positivo em nós são aquelas em quem podemos confiar.

Tenha cuidado com as pessoas desonestas que só tentarão ganhar sua confiança e depois ferir você.


5. Eles são fofoqueiros e só falam de outras pessoas

Outra característica distintiva das pessoas tóxicas é o entusiasmo pelas fofocas, especialmente por aqueles que são muito “fortes”.

Se você está constantemente perto de alguém que é o único responsável por espalhar boatos ou fofocas sobre os outros, eles provavelmente terão o mesmo desrespeito por você.

Só de falar de outras pessoas é chato e chato a longo prazo, então é muito melhor para você se afastar desse tipo de pessoa. A única coisa que eles farão é trazer problemas.


6. Eles cobiçam o tempo todo

Outra maneira pela qual as pessoas tóxicas afetam negativamente a nossa vida é ser gananciosos.

Se você faz algum tipo de negócio com alguém próximo e só leva em conta o quanto ganha, eventualmente, o prejudicado será você.

Você pode não perceber isso no começo, mas com o tempo você perceberá que sua personalidade mudará seu humor.

Provavelmente, o relacionamento com essa pessoa termina em um caminho de ruptura e ressentimento.


7. Eles sempre acreditam que estão certos

Eles geralmente tentam dominar todas as conversas. Eles acham que são as pessoas mais inteligentes da sala e que todo mundo está errado.

Com essas pessoas, as conversas pequenas e bem-humoradas rapidamente se transformarão em argumentos violentos.

Quando alguém vê uma conversa como um desafio a ser vencido, é quase impossível ter um relacionamento saudável. Deixar amigos tóxicos de lado é crucial na vida, para se sentir confiante, livre e capaz.


8. Eles não são felizes

E nós não apenas falamos sobre o material. Eles realmente não estão felizes com eles mesmos!

Eles não sabem como se valorizar porque acreditam que têm pouco sucesso, pouca popularidade ou não são suficientemente atraentes.

Em geral, eles gostam de arrastar os outros para aquela linha de desânimo. Antes que eles comecem a afetar sua vida, é importante que você detecte e pare essas pessoas a tempo.

Não os deixe enganar ou manipular você.

Apenas observe sinais de pessimismo ou reclamação ao seu redor, opte por se afastar sem pensar muito. Sua paz de espírito vem em primeiro lugar!


O que fazer quando uma pessoa é cheia de negatividade?

Pessoas negativas afetam apenas o seu bem-estar!

Eles vêm com essa atitude pessimista que não lhe traz nada de bom. A melhor coisa que você pode fazer é fugir, e embora nem sempre seja tão fácil ignorá-los, você deve avaliar bem a situação.

Pense, o quanto essa pessoa negativa pode influenciar sua vida? As pessoas ao nosso redor podem ser uma grande fonte de motivação e também de desmotivação.

Se um parente seu ou alguém em seu trabalho tem uma atitude totalmente negativa, mesmo se você quiser, você não pode evitá-lo. Você terá ou não que trabalhar com ela ou escutá-la.

Nesses casos, você pode tentar mudar sua atitude e tentar manter o foco positivo.

O ideal é estar sempre cercado de pessoas que o inspiram a ser melhor e não permitem espaço para que a negatividade apareça.

No entanto, quando você tem que lidar com uma pessoa negativa, você só tem duas opções: ignorá-las ou tentar mudar sua atitude.


Como ignorar uma pessoa negativa?

Para ignorar aquelas pessoas que apenas querem absorver sua energia e mudar seu humor, você terá que colocar seus próprios limites. Você pode ouvi-los e ver como eles agem, mas nunca tente discutir com eles. Isso só vai intensificar seu estado negativo.

É provável que mais de uma vez você tenha se sentido tenso quando lidou com uma pessoa negativa.

Eles têm uma energia diferente e, se você não sabe como lidar com a situação, pode dominar a raiva fazendo com que você diga ou faça alguma coisa da qual se arrependerá mais tarde.

Precisamos ser inteligentes o suficiente para falar e ser prudentes ao agir.

Se você decidir discutir, eles aproveitarão qualquer oportunidade para testar seu personagem e arruinarão completamente o seu dia.

Se possível, não gaste muito tempo com pessoas que você conhece que sempre mostram pessimismo.

Muitas vezes trabalhamos com alguém ao nosso lado reclamando e é inevitável estar longe. Neste caso, tente criar um “muro” imaginário entre essa pessoa e você para não deixar sua energia ruim passar.

Nós nunca sabemos quando podemos encontrar essas pessoas. O objetivo não é fugir da situação ou do lugar a cada vez que surgem, nem forçar as coisas a mudarem.

Tudo está em você. Sua atitude é o que conta e é responsável pelo negativo, ou domina a negatividade.

Observe seus próprios pensamentos e concentre-se no positivo. Nunca perca isso de vista!


Como mudar a atitude negativa de uma pessoa?

É preciso paciência e esforço para mudar essas atitudes negativas. É um desafio, mas deixe-me dizer que não é impossível.

Primeiro, vamos aceitar a realidade. Para alguém que não está acostumado a ter uma atitude positiva em relação à vida, será difícil adotá-la rapidamente.

A origem de uma atitude negativa em uma pessoa pode ser devida a três fatores: baixa autoestima, experiências dolorosas do passado (ou presente) e do ambiente em que vivem.

Destruir é simples. No entanto, a construção requer intenção, preparação e um compromisso contínuo.

Para começar a impactar positivamente sua atitude, tenha empatia com eles.

Não há melhor descrição para colocar no lugar do outro que a empatia.

Pessoas negativas tendem a ouvir uma sugestão ou solução quando você as ajuda a lidar com suas emoções.

Aja para que eles possam sentir que você realmente se importa com o que acontece com eles. Você pode dizer um simples: “Você está bem?” Ou “Posso ajudá-lo com alguma coisa?”

Acredite em mim, demonstrando seu interesse genuíno poderia fazer uma grande diferença.

Reconheça suas coisas positivas e comece fazendo-as notar suas virtudes!

Eles podem se surpreender a princípio (lembre-se que eles não estão acostumados a ver o melhor deles) e podem até recusar qualquer elogio, mas por dentro, você fará com que eles se sintam melhor consigo mesmos.

É normal que você ouça continuamente as pessoas se queixarem ou falarem mal dos outros, quando isto ocorre, simplesmente responda aos seus comentários de uma maneira educada.

A maneira mais fácil de espalhar uma atitude positiva é manifestando-se. Assim como a negatividade é contagiosa, a positividade também é!


 Como posso ser mais positivo na vida?

Nós não queremos o negativo em nossas vidas, queremos o positivo!

E para atrair coisas positivas para a sua vida, você deve começar por si mesmo. Você pode ser mais positivo adotando uma perspectiva diferente! Ser positivo é uma questão de mentalidade.

Ao longo do artigo, mencionei que tudo se baseia em como você responde às dificuldades da vida e às pessoas conflitantes ao seu redor. Identificar é a primeira coisa, a próxima coisa que você deve fazer é optar por ter uma atitude melhor.

Se antes de você “jogar a toalha” por cada erro cometido, chegou a hora de apagar essa ideia da sua mente e continuar com vontade de gerar mudanças.

Tudo começa como um pensamento, esse pensamento se traduz em uma ação e se você adicionar constância a essa ação, você já tem o hábito de praticar!


Então, deixo abaixo 10 dicas que pode ser usada diariamente para que a sua vida tenha um significado positivo para sempre. Anote!

1. Reserve tempo para si mesmo

Pense no seu bem-estar, tire algum tempo para o seu cuidado e saúde. Vivemos em um ambiente cheio de coisas para fazer e esse ritmo nos impede de fazer uma pausa.

Precisamos nos dar um tempo, e isso é mais importante do que imaginamos!

A negatividade começa por não se sentir bem consigo mesma. Faça o que você mais gosta para relaxar e recarregar a energia, seu corpo e mente vão agradecer.


2. Seja grato à vida

Não há nada melhor para a vida do que cultivar a gratidão!

Toda vez que você acordar de manhã, esteja disposto a agradecer por aquele novo dia.

É muito importante que você possa praticar a gratidão constantemente. Todos nós temos dificuldades, mas se você aprender a agradecer por tudo (incluindo o mal), você terá aprendido o segredo para levar uma vida feliz.

Você não sabe como uma atitude grata pode mudar completamente a perspectiva de sua vida!

O caminho da gratidão nos leva à força, confiança e coragem de nós mesmos.


3. Concentre-se no lado bom das coisas

Como mencionei no ponto anterior, devemos agradecer até mesmo por coisas ruins que nos acontecem. Por que? Porque experiências ruins sempre têm algo para nos ensinar.

Você não tem controle sobre as coisas que acontecem com você, mas pode controlar como reagir às situações da vida.

Se alguém o tratou mal, você pode optar por deixar que isso o afete e dar a razão ou perceber que essa pessoa tem problemas e que sempre haverá críticas.

Quando o mal chega à sua vida, opte por colocar sua atenção no lado positivo das coisas.

Não deixe que atmosferas negativas contaminem seu interior.

A mente é muito poderosa e você escolhe com o que preenchê-la.


4. Ouça a música ambiente

Música é uma linguagem!

Independentemente das palavras, ouvir sons da natureza ou da música clássica fará com que sua mente relaxe, pelo menos por um momento, deixando para trás seus pensamentos.

Deite-se e concentre-se nos sons.

Faça isso antes de dormir para que sua noite seja mais agradável e comece no dia seguinte mais tranquilo.


5. Evite falar com pessoas pessimistas

Nós falamos sobre a busca de saúde física, mas sua saúde emocional é tão importante quanto.

Se o seu objetivo é preencher sua vida com o positivismo, é vital que você possa identificar com quem se relacionar e com quem se afastar.

Encontre pessoas que o enriqueçam, que tenham algo de bom para contribuir em sua vida.

Nunca permita que alguém ofusque seu brilho. Mantenha a boa energia sempre!


6. Rir frequentemente (até de si mesmo)

É fácil cair na rotina do trabalho e esquecer como a vida pode ser divertida!

O riso nos ajuda a nos sentir bem. Você está desconfortável com o sarcasmo? Você não gosta de piadas? Você é provavelmente uma daquelas pessoas que vê tudo como trabalho.

Aprenda a rir de si mesmo e dos seus erros. Olhe para a vida como uma busca constante pela felicidade, pelo positivo.


7. Arrume sua casa

Organize cada espaço! Comece limpando sua casa, jogue fora todas as coisas que você não usa mais ou que não são úteis para você. Em seguida, peça ou mude o seu quarto ou sala de jantar para dar um novo toque.

Seu espaço de trabalho também deve ser organizado. Há quanto tempo você não limpa as suas gavetas? Está provado que uma pessoa trabalha muito melhor em um ambiente onde a ordem prevalece. Comece hoje!


8. Ajude os outros

O egoísmo é algo negativo. Aquelas pessoas que só vivem para si, não têm propósito maior a cumprir.

Ter um grande propósito para viver torna a nossa vida mais gratificante. Tudo positivo tem um propósito. Comece a fazer coisas para os outros e você verá a diferença.

Qualquer tipo de ajuda que você possa oferecer aos outros se tornará algo positivo que retornará a você.

Você não precisa de ajuda material ou econômica, com detalhes simples, como pedir a alguém como foi seu dia ou ser gentil, pode fazer as pessoas apreciá-lo mais.


9. Mude sua maneira de pensar

Sua mente pode ser sua melhor arma ou seu pior inimigo! Seus pensamentos são tão poderosos que podem determinar sua realidade. Que tipo de pensamentos você tem agora?

Se a sua voz interior só diz coisas ruins e não acredita em você, será impossível ter uma atitude positiva na vida.  No começo, pode ser difícil, mas toda vez que você percebe que tem um pensamento negativo, mude-o para algo positivo.


10. Tome a decisão de mudar

Mostrei a você muitas maneiras de enfrentar o negativo em sua vida. No entanto, nada é alcançado simplesmente por querer ou pensar em fazer!

Você tem que decidir hoje se o que você quer trabalhar pela sua paz e felicidade ou se deixar dominar pelas pessoas ou situações que o impedem de ser positivo.

É importante ser determinado no que você quer fazer, ainda mais, se for sobre seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Você já sabe, existem várias maneiras de lidar com pessoas negativas em sua vida e começar a ser mais positivas. Não há desculpas! Você decide como ver a vida: positiva ou negativamente!

Escolha o lado bom e não perca o presente de viver uma vida mais tranquila, saudável e, acima de tudo, mais feliz.


Direitos autorais das imagens licenciadas para o site O Segredo: sidelnikov / 123RF Imagens – wavebreakmediamicro / 123RF Imagens – kanzefar / 123RF Imagens – lopolo / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.