4min. de leitura

Guirlanda de Natal – Descubra sua origem e significado:

O Natal já está se aproximando, por isso os shoppings e lojas dão início às vendas de vários enfeites que nos dão vontade de comprar, correr para casa e começar a decoração. Sem contar que as escolas, bancos, comércios e toda a cidade ficam repletos de adornos, não é mesmo?


Estamos acostumadas com as árvores e o pisca-pisca, mas você conhece a guirlanda de Natal? Conheça aqui o seu significado:

Esse é um enfeite de Natal bastante tradicional e usado há muitos anos. Principalmente, quando as religiões pagãs eram fortes e era uma forma de agradar os deuses. Quer entender mais sobre a importância desse adorno? Então, conheça agora a origem da guirlanda de Natal!

A história da guirlanda de Natal

Um círculo de galhos secos entrelaçados com folhas e flores que a embelezam, isso é uma guirlanda. Um dos enfeites de Natal mais conhecidos e que antecede o nascimento de Jesus Cristo. Afinal, esse era um dos adornos mais presentes em rituais pagãos realizados no solstício de inverno no hemisfério Norte.

A guirlanda de Natal era muito importante, pois eram colocadas nas portas das casas para dar “boas-vindas” aos Deuses. Assim, eram considerados sagrados, e por isso eram feitos com ramos de pinheiros, azevinhos, heras ou de outras árvores e plantas consideradas poderosas.


Quando o cristianismo entrou em cena, esse hábito foi esquecido. Depois do nascimento de Jesus, demorou um pouco para que as guirlandas começassem a fazer parte da celebração do Natal.

Porém, na Idade Média as guirlandas de Natal foram usadas por muito tempo. Naquela época, as pessoas as deixavam durante todo o ano nas portas das casas. Isso porque acreditava que elas podiam protegê-los contra a má-sorte e os demônios.



Aprendendo um pouco mais sobre a guirlanda de Natal

Por volta do século XIX, as guirlandas de Natal foram incorporadas pelo Cristianismo. Foi então que muitos passaram a chamá-las de coroa do advento. Esse era o nome dado ao período de quatro semanas que antecedem o Natal. E essa coroa do advento era adornada com 4 velas coloridas, além dos ramos e das flores.

Durante as quatro semanas, a cada domingo, uma delas deveria ser acesa, e para cada uma delas existe um significado e o dia certo para ser acesa. Nos dois primeiros domingos acendem-se as velas roxas, no terceiro domingo a vela rosa e no quarto domingo uma vela branca.


O significado da guirlanda de Natal atualmente

Apesar dos anos que se passaram, a guirlanda de Natal não é apenas uma decoração natalina. Elas ainda são colocadas nas portas, pois existem crenças nas quais elas representam paz, prosperidade e recomeço. Por isso, se você quer um fim de ano repleto de felicidade, entendimento e tranquilidade, o que acha de comprar uma dessas?! Corra que o Natal já está chegando!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa:  oksix / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.