Família

Há 32 anos, Gilberto Gil perdeu um filho. Pedro tinha apenas 19 anos!

Foto: Reprodução
capafacebook Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Conheça a numerosa família do cantor!

Gilberto Gil é um dos grandes representantes da música popular brasileira. Ao lado de nomes como Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, ele fez história e contribuiu imensamente para a cultura musical de nosso país.

O baiano coleciona sucessos e fãs na longa carreira. Sempre muito simpático e carismático, é sempre bem recebido. Mas muitas das pessoas que o veem sorridente não sabem que ele passou por um grande trauma em sua vida pessoal.

O pai de oito filhos precisou lidar com a perda de um deles , em 1990. Seu poderoso clã ficava menor. Em uma tragédia que comoveu o país, Gilberto Gil perdeu Pedro Gil, vítima de um acidente de carro gravíssimo. O jovem tinha apenas 19 anos e era visto no meio musical como um grande instrumentista. Pedro era baterista do grupo de rock carioca “Egotrip”.

2 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @pretagil

Pedro era fruto do relacionamento de Gilberto com Sandra Gadelha, que também é mãe de Preta e Maria Gil.

Em 2012, 22 anos da morte do filho, Gilberto deu uma entrevista ao programa “Andar com fé”, da GNT, e se mostrou uma pessoa de muita força ao fazer uma poderosa reflexão sobre a perda: “Depois de um tempo, a fé vira um pouco aquilo que está na minha música ‘Andar com fé’. Mesmo quem não tem fé, ela costuma acompanhar”, disse.

3 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @pretagil

Em 17 de maio deste ano, quando Pedro completaria 51 anos, Preta Gil, em seu perfil no Instagram, falou sobre a saudade do irmão. Ao lado de algumas fotos da família com Pedro, fez um texto emocionante sobre o processo de luto pelo irmão e outras pessoas consideradas importantes, como a avó Wangry, que morreu em 2021, aos 96 anos, enquanto a cantora se apresentava num show no BBB21, e o ator Paulo Gustavo, vítima de complicações de covid-19.

Hoje, 17 de maio, seria aniversário de 51 anos do meu saudoso irmão Pedro. Eu sempre tive uma dificuldade com esse dia, nesses últimos 32 anos sem ele aqui. Com a partida de minha avó e a perda brutal de Paulo Gustavo, eu revivi muito a morte de Pedro“, iniciou Preta.

4 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @pretagil

Ainda não é fácil, mas eu entendi que tenho que celebrar esse dia sim, ele está em mim de várias maneiras, e a data do seu nascimento é importante lembrar, mesmo que doa. O luto é um processo muito difícil, não podemos subestimar a sua não vivência, a conta chega! Então, hoje eu rezo e celebro a passagem do meu amado irmão nessa existência. Te amo para sempre“, finalizou.

Esse certamente não foi um período fácil para ninguém na família. A perda de um ente querido é uma dor que nos acompanha para sempre.

Filhos de Gilberto Gil

Confira abaixo quem são os outros sete filhos do cantor e o que fazem da vida!

1.Nara Gil

5 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @naragil

A primogênita é fruto do casamento do cantor com Belina de Aguiar. Ela é bancária, professora universitária e atriz (interpretou o DJ Black Boy no seriado “Armação ilimitada”, da Rede Globo). Nara é mãe de João Gil, integrante da banda “Os Gilsons”.

2.Marília Gil

6 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @gilmarilia

Marília, irmã de Nara por parte de pai e mãe, é produtora musical e mãe de três netos de Gilberto: Pedro, Gabriel e Lucas. Embora não tenha uma vida pública significativa, também está envolvida com a arte.

3.Preta Gil

7 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @pretagil

Preta Gil, talvez a mais famosa filha do cantor, é fruto do casamento com Sandra Barreira de Gadelha Gil Moreira. Preta tem carreira sólida como cantora e é mãe de Francisco Gil, também integrante da banda “Os Gilsons”.

4.Maria Gil

8 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @mariagil76

Maria também é filha de Sandra e também tem a música na veia, inclusive faz coro para alguns CDs do pai. Não é muito interessada na vida pública, mas sempre mostra o carinho pela família nas redes sociais.

5.Bem Gil

9 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @bemgil

Segundo filho mais velho do ícone, atrás de Pedro, Bem é compositor, cantor, arranjador musical e multi-instrumentista. O pai de Bento, Dom e Sereno, é um parceiro regular de trabalho de Adriana Calcanhotto.

6.Bela Gil

10 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @belagil

Bela também é conhecida do público por seu trabalho como culinarista e apresentadora de televisão. Em seu canal no YouTube, Bela defende a alimentação consciente e saudável. É mãe de Bela e Dom.

7.José Gil

11 Ha 32 anos Gilberto Gil perdeu filho Pedro tinha apenas 18 anos 1

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @josegilm

O caçula da família tem 30 anos, é formado em administração e versado na música. O pai de Roma e Pina se juntou aos sobrinhos para integrar “Os Gilsons”.