Comportamento

A habilidade que a maioria das pessoas não desenvolveu: a escuta.

a habilidade que a

A escuta ativa é um processo ativo, não é simplesmente dar atenção ao falante.



É também mostrar os sinais verbais e não verbais ao mesmo tempo, para que as pessoas saibam que você está realmente entendendo o que estão dizendo.

A maioria das pessoas não está realmente ouvindo

Uma pessoa normal fala cerca de 225 palavras por minuto, mas podemos ouvir até 500 palavras por minuto. Assim, nossas mentes estão preenchendo as outras 275 palavras. Isso mostra que sucumbimos facilmente à distração e que esforços são necessários quando queremos ouvir ativamente os oradores.


Outra razão é sugerida pelo nosso eu egocêntrico. Nós amamos ser o centro das atenções e o centro da conversa, e falar pode nos ajudar a conseguir isso! É por isso que tendemos a ouvir mais do que falamos.


Como as habilidades de escuta ativa fazem você parecer muito mais inteligente

Quando você está ouvindo ativamente, faz um feedback constante. Isso faz as pessoas pensarem que você é inteligente o suficiente para dar uma resposta imediata e contribuir muito.



Como habilidades de escuta ativa fazem de você uma pessoa carismática

“A ironia de ser um bom conversador é que falar não é a parte mais importante. Ouvir é o que te torna memorável.”

A essência de ser um bom comunicador é o seu papel desempenhado na escuta, não na fala. Imagine que quando você chega a um amigo e fala sobre um problema que tem te perturbado recentemente, o que você está procurando é um par de ouvido, empatia e um coração amoroso. Você não quer pedir para a outra pessoa resolver o problema, só quer ser ouvido e compreendido. Assim, se o seu amigo te ouvir ativamente, poderá entender melhor a situação, detectando suas mudanças emocionais, seu comportamento, e te ajudando a lidar com tudo o que está acontecendo.



Aqui estão algumas maneiras úteis para se tornar um ouvinte mais ativo:

Habilidades de escuta ativa: sinais verbais

Parafrasear e fazer um breve resumo


Depois de ouvir, você pode fazer uma breve resposta resumindo o conteúdo. Quando você parafraseia, também pode se ajudar a entender o que a conversa realmente significa, tenho que dizer a mesma coisa de forma diferente. Enquanto isso, seu orador também pode ter uma chance de esclarecer quando percebe que algo foi mal compreendido.


Fazer perguntas para mostrar seu interesse ou para esclarecer

Ao levantar questões, o seu orador vai pensar que está tendo atenção e que você está realmente ouvindo. Você pode mostrar seu interesse nesses tópicos pedindo mais detalhes.


Por exemplo, quando seu chefe chega até você na parte da manhã, te enche de tarefas, e diz que cada tarefa é muito importante e prazo é curto. Mas ao longo de sua conversa, você pode notar que ele coloca ênfase em algumas tarefas específicas. Então, quando ele parar de falar, você pode perguntar “Então, parece que A e B leva mais tempo e são o foco das estratégias atuais da empresa. Então, eu deveria trabalhar nesses dois projetos primeiro? “. Seu chefe ficará espantado com o fato de você realmente entendê-lo e conhecer seu ponto, então vai pensar que você é um funcionário que realmente o entende e pensará que vocês dois compartilham pensamentos semelhantes, então vai gostar mais de você!


Habilidades de escuta ativa: sinais não verbais

Fazer contato visual apropriado


Ter contato visual com o quem fala é natural e encorajador para o orador. Isso mostra que você está realmente ouvindo e tentando entender o conteúdo.

Mas preste atenção ao seu modo de olhar para os outros, certifique-se de ser suave, não muito firme e intimidante. Também esteja ciente da duração de cada contato visual, porque os oradores tímidos podem se sentir embaraçados.


Mantenha sua postura aberta e acolhedora


Um gesto aberto e acolhedor pode realmente ajudar o orador a se comunicar melhor. Por exemplo, inclinar-se para a frente, descansar a cabeça em uma mão pode mostrar que você está ativamente ouvindo e o encorajando a falar mais!



Assentir e sorrir


Assentir e sorrir enquanto você escuta também são sinais muito positivos e afirmativos para o orador. Você mostra que está concordando com o que ele disse. Também mostra que você gosta do conteúdo!

Sua escuta ativa é especialmente mais poderosa quando a maioria das pessoas envolvida está parecendo entediada e com os braços cruzados.


Um pequeno truque: imitar a linguagem corporal do orador

Um pequeno truque da comunicação não-verbal é simplesmente imitar a linguagem corporal do orador! Este truque é especialmente útil quando o orador fala sobre um incidente emocional.


Referência do texto  Fast Company: Six Habits Of The Best Conversationalists

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

27 sinais pouco conhecidos de abuso emocional:

Artigo Anterior

Às vezes, você tem que deixar ir, mesmo que ainda ame a pessoa…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.