Hábitos que nos deixam pobres financeiramente

5min. de leitura

Segundo um ditado muito popular, “não somos culpados por nascer pobres, mas como iremos morrer é uma escolha nossa”.



Ou seja, nossa estabilidade econômica é fruto de nossas escolhas, apesar daquilo que recebemos diariamente, semanalmente e até mesmo mensalmente, independentemente da quantidade. São nossas escolhas que garantirão nossa pobreza ou riqueza financeira.

Existem alguns hábitos que estamos propensos a praticar todos os dias e que nos deixam cada vez mais pobres, como exemplo:

1. Não economizar

Warren Buffett, um dos maiores investidores mundiais, com fortuna avaliada em mais ou menos 84,8 bilhões de dólares, e o terceiro mais rico também, tem dado muitas dicas de economia, e uma delas, a que mais me chama a atenção, é: “Tome o pequeno almoço em casa e leve o almoço para o trabalho.”


Às vezes, mesmo tendo condições de levar comida para o trabalho, gostamos de nos exibir e fazer fora as nossas refeições, o que acaba dando cabo das nossas receitas mensais e mexendo de certa forma com a nossa economia. Gostamos de viver um luxo que podemos evitar.

Economizar é prova de que precisamos de alguma garantia quando estamos trabalhando. Apesar da dificuldade de o fazer, é importante que se faça para determinarmos certos objetivos, quer seja para acumular riquezas, para comprar um telefone celular novo ou uma casa e, quem sabe, abrir um negócio.

Não economizar deixa você pobre, porque o estilo de vida que fingimos muitas vezes ter pode influenciar na nossa riqueza ou pobreza.



2. Achar que só se vive do salário

Para Jack Ma, “Se puseres bananas e dinheiro diante de macacos, eles vão escolher as bananas, porque não sabem que o dinheiro pode comprar muitas bananas.” Geralmente, quando nos oferecem trabalhos e negócios, temos a tendência de escolher o trabalho, porque muitos de nós não sabemos que um negócio pode nos trazer mais dinheiro do que salários.

Segundo Robert Kiyosaki, autor do best-seller “Pai rico, pai pobre”, uma das razões pelas quais as pessoas pobres são pobres é porque não são treinadas para reconhecer a oportunidade do empreendedor. Nós passamos muito tempo na escola e o que aprendemos lá é trabalhar por um salário, em vez de trabalhar para nós mesmos.

Procure economizar suas receitas, como referimos acima, depois disso, invista em alguma coisa que faça seus rendimentos mensais aumentarem; materialize suas ideias.

Mais uma vez Warren Buffet: “Desenvolva desde cedo uma mentalidade empreendedora.”

Em outras palavras, para evitar uma pobreza financeira, empreenda.


3. Viver de empréstimo

Warren Buffett novamente em suas dicas nos diz: “Se você quiser alcançar os seus primeiros milhões, evite dívidas desnecessárias.”

Imagine ter de trabalhar e esperar o salário para pagar dívidas. Que vantagens temos nisso?

Evite viver de empréstimos, cuide de analisar aquilo que é importante agora e o que é necessário.

Em economia, existe o custo de oportunidade, que é sacrificar algo de que gostamos ou não para alcançar aquilo que queremos. Às vezes, por causa da demanda diária que temos, vimos a necessidade de alcançar outras coisas que podem nos influenciar a buscar outros meios de vivência, como o empréstimo, que geralmente acaba sendo “uma furada”.

O conselho é: se quiser fazer um empréstimo, que seja para alcançar grandes objetivos, como exemplo, um crédito bancário para fazer um investimento; em situações mais simples, pode ser para pagar a mensalidade da casa ou mesmo encher a sua despensa. Só não faça empréstimo para pagar outro empréstimo, é um erro que acabará por torná-lo mais pobre financeiramente.

Em resumo: procure ser organizado, evite gastos desnecessários, trate sua vida financeira pessoal como uma empresa, onde você registra entradas e saídas.

Adapte seus planos de acordo as suas despesas mensais pessoais, crie seu hábito de gasto e evite o desnecessário.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Yulia Grogoryeva/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 13/01/2020 às 5:32






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.