Espiritualidade

Harmonize sua vida aplicando feng shui no seu corpo:

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa para harmonizar ambientes de trabalho, do lar, da vida. O significado literal de Feng-Shui é Vento-Água, uma combinação de forças que se associam a energia vital, sendo vento que circula invisível com as energias e água que flui.



Sua filosofia propõe a integração do homem com o cosmo na captação de boas vibrações com a energia ch’i que está presente em todos os elementos básicos que manifestam a vida na terra. Ch’i é energia vital. Entre os elementos básicos existem dois ciclos de interação, que devem ser analisados para a aplicação do ba-guá, o construtivo que vai alimentar, estimulando, a energia ou sentimento, e o dominante impeditivo que vai barrar ou bloquear a energia negativa que está incomodando e impedindo nosso progresso.

bagua_fw_hemisfc3a9rio_norte

O Ba-guá é uma ferramenta utilizada pela Escola da Forma, uma das escolas de Feng-Shui tradicional, que prioriza o poder do subconsciente e a intuição para resolver possíveis desequilíbrios energéticos.Ele é aplicado no ambiente em geral, na casa ou escritório como um todo ou apenas em um  cômodo, buscando equilibrar pelo menos 3 áreas por vez. Então, como aplicar o ba-guá ao  corpo para alinhar a energia e equilibrar as emoções, sentimentos e desejos do ser humano?


O que mais buscamos atualmente é, paz e equilíbrio, uma vez que a vida anda uma loucura, temos pressa e pouco tempo para tanta informação acumulada e que vai se acumulando cada dia mais. O Feng-shui pode ajudar no equilíbrio do seu corpo e consequentemente da sua vida.

Ba-guá do corpo: a cabeça representa a área dos amigos; as orelhas estão relacionadas ao trabalho; a boca tem relação com a criatividade; o ventre significa os relacionamentos; os olhos representam o sucesso; os quadris têm relação com a prosperidade; os pés e as pernas são ligados à família e as mãos representam a espiritualidade. O centro do ba-guá, o umbigo, representa a área da saúde.


Primeiro você precisa identificar em que área você está buscando equilíbrio, em seguida você vai utilizar a técnica aplicando uma cor adequada, uma alimentação equilibrada ou um aroma específico para harmonizar essa área da sua vida.


São 8 pontos mais um central, são eles:

1. Trabalho (orelhas) Cor: preto, azul-profundo ou uma cor que lembre seu trabalho. Elemento: água.

2. Espiritualidade/Autoconhecimento (mãos):  Cor: azul, verde ou lilás.  Elemento:terra.

3.Família/Passado/Ancestrais (pés e pernas): Cor: verde. Elemento: madeira.


4. Prosperidade/Abundância/Poder (quadris): púrpura, amarelo, dourado e prateado. Elemento: madeira.

5. Sucesso/Fama/Realização (olhos): Cor:vermelho, laranja, dourado, prateado e amarelo. Elemento: fogo.

6. Relacionamentos/Casamento (ventre): Cor:rosa, vermelho e branco. Elemento: terra.

7.Criatividade/Futuro (boca): Cor:branco, metálicas, colorido. Elemento: metal.


8. Relações exteriores/Viagens/Amigos (cabeça): Cor: cinza, branco e preto. Elemento: metal.

Centro do Ba-guá: Saúde (umbigo): Cor.Vermelha. Elemento: terra.

Para energizar e ativar o ponto de equilíbrio, você pode usar a criatividade. Por exemplo, colocar cores e elementos nas partes do corpo que correspondam  ao ponto. Exemplo: Sua carreira está em desequilíbrio, minando seu sucesso e barrando a prosperidade. Você precisa energizar o ponto do trabalho e bloquear a energia contrária ao sucesso e prosperidade. Sendo assim você pode colocar alguma pedra de cor preta na orelha, uma vez de cada lado e colocar um som de água fluindo, cachoeira, fonte ou ondas do mar, estimulando o ouvido a sentir o elemento que vai energizar as orelhas. Para liberar a energia estagnada da área do sucesso observar um mensageiro do vento ou um peão de preferência nas cores relacionadas a área do sucesso e para enfim liberar a energia da prosperidade, usar uma peça íntima na cor relacionada e observar os reflexo do quadril no espelho por um tempo.



Todo o exemplo acima é baseado na ideia de que o equilíbrio pode passar por quatro processos para ativar um guá (área), são eles:

energia-positiva

Purificação: é feita uma limpeza para afastar energias negativas e neutralizar pontos, geralmente um banho de sal-grosso do pescoço para baixo, acender vela ou incenso, banho de ervas buscando sempre a co-relação com a área a ser tratada.

Proteção: podem ser considerados amuletos para proteger, irradiar energias positivas e manter em equilíbrio determinada área afetada pelo desequilíbrio. O amuleto pode partir totalmente da criatividade, combinando cores, elementos e pedras.


Energização: para ativar um ponto e alcançar intenções com maior rapidez. Trabalhar com 3 pontos por vez. A energização funciona como lembrete das intenções , para corrigir excesso ou bloqueio de energia. Entre alguns, estão:

  • Absorção (retenção): plantas, pedras e vidros podem reter a energia em excesso e restabelecer o equilíbrio.
  • Reflexão (barreira): espelhos, placas polidas, luzes e vidros refletores, barram e desviam energias nocivas.

  • Vibração – (estagnação): música e sinos para liberar energia parada. (cortante) sinos-dos-ventos, cata-vento, móbile deixar o vento fluir.
  • Simbólicos: objetos com representação metafórica ou de experiência peculiar. Cores em paredes, estátuas entre outros elementos que possam energizar o ambiente.
  • Autoconhecimento: compreendendo melhor nossas potencialidades podemos ir além em busca da nossa melhor versão de forma positiva e fortalecido pela barreira energética. Florais, astrologia, numerologia, EFT, meditação, radiestesia.

Harmonização: Desejar e acreditar no funcionamento da energia do nosso corpo é fundamental para que funcione o processo do Feng-Shui no corpo. Purificar, proteger e energizar não resolvem se não for trabalhada a harmonia do corpo.Por isso esteja bem, em paz e leve a vida de forma mais positiva que você puder, com o tempo a positividade se torna hábito.

Comece a aliar o Feng Shui ao seu corpo agora mesmo, qualquer prática que possamos fazer para melhorar a saúde em todos os sentidos, seja ela emocional, financeira, comportamental, relacional, qualquer que seja, vale a pena, afinal em tempos de “crise”, instabilidade em sua forma mais ampla e abrangente, ansiedade e bombardeio de informações uma boa dose (triplicada) de energia positiva só vai ajudar a melhorar sua vida.

Teste determina sua personalidade de acordo com o que você vê

Artigo Anterior

Aqui está uma lista com 15 coisas das quais você precisa desistir para tornar a sua vida mais fácil e muito mais feliz.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.