Bem-Estar e SaúdeColunistas

Hipertensão e diabetes – o mal da nova geração?

Como farmacêutico-bioquímico, tinha até pouco tempo atrás uma fé enorme na medicina tradicional, com o uso de fármacos para curar todo o mal, uma solução química mágica para todas as doenças. Uma bela ideia, a cura de tudo por meio de um medicamento.



Mas essa ideia radical, com o passar do tempo foi se transformando, foi mostrando uma verdade que não é nada bonita, nada romântica e que desmontou minha utopia que somo seres capazes de curar tudo por simples mágica química, sintetizada em laboratório de multinacionais que tem lucros astronômicos.

Moro numa cidade de pouco mais de 30.000 habitantes e minhas farmácias tem o programa governamental chamado de Farmácia Popular, onde a população pode adquirir seus medicamentos de uso contínuo sem nenhum custo, desde que seja seguida as exigências do programa e seu medicamento esteja na lista.

hipertensao-1


Os medicamentos campeões de venda são 3, cujo nome dos fármacos são: LOSARTANA, HIDROCLORTIAZIDA E METFORMINA, sendo os dois primeiros para hipertensão e o segundo para tratamento de Diabetes Tipo 2 ( não insulino dependente).

O que mais me espanta é o número cada vez maior de pessoas fazendo uso destes medicamentos, geralmente os 3 vem prescritos numa mesma receita médica. E o pior é que são desde jovens até pessoas de idade, indiscriminadamente. O problema é que todos eles tem seus efeitos colaterais, a LOSARTANA pode causar impotência, mas não se preocupe, o médico tem outro medicamento para isso. A HIDROCLORTIAZIDA pode causar hipotensão ortostática ( tontura ao se levantar), pode causar câimbras devido a eliminar potássio, e pode causar HIPERGLICEMIA e GLICOSURIA, ou seja o aumento de níveis de glicose no sangue e consequentemente sua eliminação na urina, e então o médico ira prescrever a METFORMINA, sim a glicose deu alterada, necessita-se de mais medicamentos. E não se preocupe para a hipotensão ortostática damos outro remedinho e para as câimbras também temos remédio.

Então o paciente tomando todos estes medicamentos e com o uso de METFORMINA e com glicose baixa (hipoglicemia) ele ficara apático, sem forças para fazer uma atividade física, mas com boa disposição para ficar na frente da TV esperando o tempo passar e vivendo um dia de cada vez, com mais de 5 tipos de medicamentos diários, sim citei 3 mas sempre temos uma complementação de outros medicamentos para suprimir os efeitos colaterais. E a cada dia engordando as contas bancárias dos laboratórios.

E agora vem a pergunta e o segredo: o que fazer para não ficarmos dependentes destes medicamentos, o que fazer para que nossas crianças não se tornem escravos de medicamentos. Existe solução?


Felizmente existe sim.

Custa dinheiro? Sai muito caro esta solução?

A resposta é não.

Então qual o segredo?


Não existe segredo nem mágica. O que existe é um retorno a hábitos que as pessoas tinham num passado não tão distante. Vou citar alguns deles:

1.Educação alimentar: que tal voltarmos a fazer nossas refeições em volta de uma mesa com a família reunida. Dar preferência a alimentos mais saudáveis, evitando o uso de enlatados, comidas industriais congeladas, e voltar a arte milenar de cozinhar os alimentos como nos tempos de nossos pais e avós;

2.Atividade Física: não é necessário pagar academia, comprar uma bike ultimo tipo ou investir em acessórios milagrosos. Já pensou em andar todo dia pelo menos uma hora? Uma hora caminhando nas ruas de sua cidade, observando as casas e jardins, observando a vizinhança e observar que há vida fora da sala de televisão e que é muito mais bonita e interessante ao vivo? E se vc conseguir fazer isto com sua família? Única coisa que você precisa é ser metódico, e fazer isto todo dia, criar este hábito. Outra coisa é que caminhando e pegando um pouco de SOL você sintetiza a importantíssima vitamina D ( que será tema de um próximo post).

3.Meditação: e se você conseguir 5 minutos de suas 24 horas somente para vc? Se isolar do mundo, dos problemas, limpar a mente, ouvir uma musica relaxante, prestar atenção na respiração, respirar fundo e… voltar a atividade com mais pique.


hipertensao-2

Com essas simples medidas é muito provável que você se livre do sedentarismo e comece uma vida com mais qualidade.

Eu estou fazendo isso diariamente e recomendo que se faça. O custo é muito baixo pelos benefícios que estes hábitos nos trazem.

Tente um dia, dois dias, uma semana, um mês e então o hábito esta implantado.


Fico no aguardo de mensagens retornando do qual resultando vocês estão obtendo seguindo os 3 itens acima.

Uma vida saudável não custa dinheiro, custa nosso bem mais valioso o Tempo. Se aplicarmos nosso tempo direito teremos uma vida longa e saudável.

Quem realmente se ama não precisa impressionar ninguém!

Artigo Anterior

Dona do próprio nariz!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.