Pessoas inspiradoras

Homem se lança em rio para salvar idoso que estava se afogando: “Faria tudo de novo”

2 capa Homem se lanca em rio para salvar idoso que estava se afogando Faria tudo de novo

José Brito, de 37 anos, percebeu que o senhor, de 68 anos, não aguentaria muito tempo na água, por isso tirou suas roupas e o resgatou e fez massagem cardíaca nele.



Quantas vezes você já se deparou com vídeos rodando nas redes sociais de momentos críticos, como um acidente de carro, um afogamento ou algum local pegando fogo? Quando assiste a tais cenas já parou para se perguntar por que a pessoa está registrando o momento e não ajudando a salvar as vítimas ou a resolver o problema?

Com a disseminação das redes sociais, é possível perceber que muitos usuários, em busca dos likes, querem registrar tudo o que acontece ao seu redor, esquecendo-se de agir como cidadãos em muitos momentos. Mas José Brito, de 37 anos, não pensa dessa forma.

Natural de Cabo Verde, ele resgatou um idoso que estava se afogando no rio Tejo, em Lisboa (Portugal), enquanto muitas pessoas assistiam à cena e a filmavam.


2 2 Homem se lanca em rio para salvar idoso que estava se afogando Faria tudo de novo

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.

Imigrante em terras portuguesas, José estava passeando com seu filho Bryan, de 7 anos, em dezembro de 2020, quando percebeu que um senhor estava boiando no rio Tejo. Inicialmente, ele achou que o homem estava apenas nadando e, assim como a maioria das pessoas, pegou o celular para registrar aquele momento.

O cabo-verdiano estava se refrescando com seu filho em um passeio tranquilo e, acreditando que aquele senhor sairia nadando da água, decidiu filmá-lo, foi quando José percebeu, acompanhando o tempo de sua gravação, que já tinham se passado 45 segundos e o idoso continuava de barriga para baixo, boiando sem se mexer.

Quando José percebeu o que estava acontecendo, começou a tirar suas roupas, mesmo fazendo um frio agressivo em Portugal naquele dia. Acompanhando a cena, umas doze pessoas estavam em volta, inclusive, pediram que o homem não entrasse na água, já que os bombeiros já haviam sido acionados. José sentiu que o senhor não aguentaria muito tempo naquela posição e, sem prestar muita atenção em quem estava em volta, lançou-se nas águas geladas do rio Tejo.


Esse momento foi filmado e compartilhado pelo cantor e compositor Pedro Cruz, em sua página do Facebook. José Brito se joga na água, vira o senhor de barriga para cima e o retira do rio.

Quando consegue colocá-lo na escadaria, percebe que ele já estava espumando pela boca e, provavelmente, tinha água nos pulmões. O herói vira a vítima de lado, para que ela consiga expulsar o máximo de água possível e, então, inicia uma massagem cardíaca.

Confira o vídeo:

O homem, de 68 anos, foi internado no Hospital de São José e conseguiu sobreviver graças à urgência e ao salvamento de José Brito. Mas resgatar pessoas que estão se afogando não é uma novidade para o imigrante, que já trabalhou como pescador, tendo salvado pessoas em seu país e em Portugal, em outras ocasiões.


Atualmente, José Brito trabalha em um centro de apoio a desabrigados, por isso relatou ao Correio da Manhã que não estava em forma física, o que atrapalhou e dificultou o resgate.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou uma nota sobre a atitude corajosa do imigrante. O presidente afirma que, em momentos tão difíceis, José Brito precisa ser distinguido pela sua coragem e vontade de ajudar o próximo.

2 3 Homem se lanca em rio para salvar idoso que estava se afogando Faria tudo de novo

Direitos autorais: reprodução/Presidência da República Portuguesa.

O que você achou da atitude de José Brito?


Comente e compartilhe-a nas suas redes sociais!

Sobrinha ensina tio que nunca foi à escola a ler e escrever, durante a pandemia. Emocionante!

Artigo Anterior

Menino vende sorvete na praia para garantir alimento, e seu cachorro o acompanha todos os dias

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.