Um homem foi morto por um agente da GCM (Guarda Civil Municipal) após um surto psicótico, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, na tarde de quinta-feira (2).
Guardas-civis foram acionados para dar apoio na área de ambulância da UBS (Unidade Básica de Saúde) Lago Azul, localizada na avenida Tonico Lenci, para conter um paciente.
Ao chegarem à unidade médica, os guardas tentaram conter o rapaz, que já havia agredido pessoas e danificado parte do local.
Pacientes e funcionários expulsaram o homem da UBS.
O jovem saiu do endereço e foi em direção a uma loja de materiais de construção, abordou uma pessoa e anunciou o assalto.
Na sequência, pegou uma enxada e passou a ameaçar a vítima, que entregou R$ 60 para que o agressor saísse do comércio.
O homem também entrou em uma lanchonete e passou a atirar potes de condimentos no chão e tentou agredir uma funcionária. Carregando a enxada, ele passou a caminhar entre os veículos que transitavam na via.
Direitos autorais: Reprodução
De acordo com informações, enquanto estava no meio da rua, o agressor danificou diversos carros após desferir golpes de enxada. Em dado momento, um GCM à paisana notou a confusão, desceu do veículo e tentou negociar com o rapaz.
Imagens de um circuito de segurança flagraram o instante em que o agente pede ao homem que se renda e largue o objeto. Mas o agressor avança em direção ao guarda.
O GCM reage e dispara contra o suspeito, que cai no chão. Mesmo recebendo os primeiros atendimentos, o homem não resistiu aos ferimentos.
De acordo com familiares do rapaz, o homem estava em surto psicótico desde quarta-feira (1º) e por isso procurou auxílio médico.
A Prefeitura de Franco da Rocha informou que abriu um processo administrativo para apurar o caso. Ressaltou também que o guarda que atirou no paciente ficará afastado da função até o fim das investigações.
O caso foi registrado no Distrito Policial de Franco da Rocha.
Veja: