Comportamento

Homem volta a enxergar após cirurgia paga pelos vizinhos. Ele ficou cego por 19 anos!

O senhor de 65 anos passou quase duas décadas sem enxergar, e depois que seus vizinhos o ajudaram, um procedimento que durou apenas sete minutos mudou sua vida completamente.



Poder contar com a ajuda de pessoas próximas faz com que as pessoas sintam esperança e confiança na sociedade. Como vivemos em comunidade, é natural precisarmos uns dos outros, mas com o passar dos anos, a globalização e a modernização das cidades fizeram com que o contato das pessoas diminuísse gradativamente.

Na província de Pampanga, nas Filipinas, um caso de solidariedade entre vizinhos chamou a atenção nas redes sociais. Um homem de 65 anos recuperou a visão ao fim de quase duas décadas sem enxergar nada. O médico responsável pelo procedimento, Dr. Noel Lacsamana, compartilhou o vídeo em seu perfil no TikTok.

Nas imagens, é possível se emocionar com o paciente que abraça o médico, mostrando como se sente grato pelo que acabou de acontecer. Ele diz que Deus capacitou as pessoas para que elas possam ajudar os outros e fazerem o bem. Lacsamana disse ao USA Today que o momento também o contagiou, já que o paciente voltou a enxergar após tantos anos.


O paciente, que preferiu manter sua identidade anônima, começou a sofrer de catarata há mais de 20 anos e, sem os cuidados necessários, ficou cego de ambos os olhos.

Depois do procedimento, os enfermeiros o acompanham fora da cama, ele caminha pela sala, ainda incrédulo com o que está acontecendo. A equipe lhe mostra um cartão com o nome do médico e ele é capaz de lê-lo.

 


@dr.lacsamanaAfter 19 Years na bulag after surgery nakakakita napo ulit si tatay 😇😊#fyp #opthalmologist #eyedoctor #foryourhealth#eyesurgery

♬ original sound  – Dr. Noel Jusay Lacsamana


A cirurgia foi paga com a ajuda e solidariedade de vizinhos e doações de instituições de caridade. Infelizmente, a catarata é uma doença que acomete os idosos, tem tratamento, mas muitos acabam cegos porque não têm como pagar pela cirurgia.

O médico do vídeo não deixa a desejar, e conta que mais de 60% de seus pacientes atualmente são casos de caridade, a maioria composta por idosos que viajam de ônibus da capital para a clínica do doutor, na província. Lacsamana é muito conhecido na região e todos sabem que podem contar com seus conhecimentos e boa ação.

Noel Lacsamana revela que tinha o costume de trabalhar em grandes hospitais, mas decidiu abrir a própria clínica e oferecer algo à sociedade.


Como estudou com bolsa integral para se tornar oftalmologista, sentiu que precisava devolver tudo, e decidiu ajudar a população vulnerável e sem dinheiro, que também precisa de cirurgias.

Voltar a enxergar deve ser um dos momentos mais intensos da vida de alguém que passou tantos anos na escuridão. Felizmente uma onda de solidariedade foi capaz de ajudar esse paciente, que contou com amigos, vizinhos, instituições e o próprio médico.

O que achou deste caso?

Comente abaixo e compartilhe este texto nas suas redes sociais!


Policial salvou a vida de um homem durante o serviço e foi demitida. Só 15 anos depois, ela conseguiu justiça!

Artigo Anterior

Cão que teve patas cortadas e estava abandonado na chuva é salvo e tem reviravolta emocionante!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.