publicidade

Homens que têm irmãs mais velhas são menos competitivos!

Fatores comuns de parentalidade, como ser o filho mais novo, podem influenciar o desenvolvimento de uma personalidade menos competitiva, de acordo com um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.



Este novo estudo centrou-se em uma descoberta retirada de uma pesquisa anterior, que sugere que os homens que têm irmãs mais velhas são menos competitivos.

Para testar esta hipótese, a equipe de pesquisa, liderada por Hiroko Okudaira, convidou 135 estudantes do ensino médio para participar de um experimento inicial, e 232 estudantes universitários em uma experiência posterior.

Os voluntários completaram um teste matemático, no qual marcaram pontos para cada resposta correta, e depois participaram de um torneio, no qual o prêmio seria obtido mais tarde, mas apenas se conseguissem vencer todos os outros voluntários.

Finalmente, em um teste posterior, os alunos tiveram que escolher qual sistema preferiam, entre as opções “pago por parte” ou “torneio”.


No primeiro experimento, os homens eram mais propensos a escolher o sistema de torneio do que as mulheres (61 por cento contra 23,4 por cento), no entanto, com foco na porcentagem de homens com uma irmã mais velha, a taxa acabou sendo apenas 38 por cento, ou seja, uma menor tendência a querer participar do torneio em comparação ao resto.

No segundo experimento com estudantes universitários, os homens se mostraram mais competitivos que as mulheres, mas não aqueles com pelo menos uma irmã mais nova.

Na amostra, homens com irmãs mais velhas mostraram ser 21 por cento menos propensos a participarem de um torneio que o resto dos homens.


Os pesquisadores descobriram que esses resultados foram sustentados independentemente de outras influências possíveis, como a prevenção de risco e a excessiva autoconfiança. A equipe verificou isso dando aos participantes a chance de ganharem um prêmio no modo torneio, o que não alterou a situação.

Existem duas explicações possíveis para os homens com irmãs mais velhas serem menos competitivos, de acordo com os pesquisadores:

  • Primeiro, há a influência da assimilação de papéis, que faz com que as pessoas adotem estereótipos básicos de gênero para com seus parentes próximos.
  • O segundo motivo pode ser que crianças nascidas depois compitam menos pela atenção de seus pais do que as crianças que nasceram primeiro. Isso acontece porque as crianças mais velhas tendem a se sentir mais pressionadas para atender as expectativas dos pais e defender o seu “lugar” contra a chegada dos menores.

___________

Traduzido pela equipe O Segredo – Fonte: Psy Ciencia 

Referências: DigestScience Direct

Direitos autorais: da imagem de capa: langstrup / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.