5min. de leitura

A humildade é a linguagem dos sábios…

A  humildade é a linguagem dos sábios, e os sábios não são aqueles que sabem mais do que os outros, porque ser sábio é buscar aprender com tudo e não saber de tudo. Assim, só o humilde é capaz de reconhecer que sempre pode aprender algo novo, pois não tem a soberba de achar que é o “sabe tudo”.


A humildade é uma característica que só as pessoas fortes têm, pois ela é a virtude que falta a muitos. Humildade não é sinônimo de pobreza, mas de riqueza de alma, pois a verdadeira pobreza é a de espírito dos orgulhosos que passam por cima de tudo e que acreditam que assumir uma posição de humildade é assumir uma postura de inferioridade, porém esse tipo de pensamento é um verdadeiro equívoco e o pior deles, porque só os humildes têm em si um poço de virtudes que são derivadas da maior das virtudes, ou seja, da “humildade”.

Um coração humilde é a melhor coisa que um ser humano pode ter, porque só quem é humilde se humilha diante de Deus e reconhece suas fraquezas, só o humilde enxerga o outro com igualdade em vez de se sentir superior, só o humilde enxerga seus erros e os reconhece, só o humilde pede perdão e só ele sabe o que é perdoar e tem a capacidade de fazê-lo.

Por isso, a humildade é a linguagem dos sábios, e os sábios não são aqueles que sabem mais do que os outros, porque ser sábio é buscar aprender com tudo e não saber de tudo.

Assim, só o humilde é capaz de reconhecer que sempre pode aprender algo novo, pois não tem a soberba de achar que é o “sabe tudo”. Ele é aquele que não dispensa nada porque sabe que com todas as pessoas, mesmo as mais simples, pode aprender algo; reconhece também que em toda situação há uma aprendizagem e só quem enxerga para além do que está posto pode compreender qual é a mensagem que cada situação quer lhe transmitir.


A humildade é o caminho mais certeiro para a felicidade porque andar em humildade é ter atos nobres, como o de passar por cima do orgulho para realizar o que faz bem à sua alma. Ser humilde é perdoar e perdoar é se lavar por dentro; ter humildade é reconhecer que não somos mais do que ninguém. Quem se engrandece, perde a capacidade de ser reconhecido; quem quer ser maior que o outro mostra a sua miudeza; quem não é humilde sempre será infeliz, por mais que tenha tudo que o dinheiro pode comprar.

A humildade é fruto da fé, só quem acredita em Deus cultiva um valor tão importante como esse, porque sabe que Ele não aceita corações impuros arrogantes e soberbos e a humildade é o que purifica o coração, tornando-o limpo, radiante, valoroso e capaz de ser aceito por Deus.

A humildade é fruto da fé porque é vinda de Deus. Inteligência todos podem ter, quando se dedicam a estudar, mas a sabedoria só os de coração puro têm, porque é uma inteligência espiritual.

Por isso, o humilde sabe que Deus pode ouvir suas orações porque são sinceras; o humilde entrega seus sonhos nas mãos de Deus, pois sabe que sozinho nada pode; o humilde abençoa seu amigo, mas também abençoa o que lhe faz mal porque emana o que é e não se mede pela maldade alheia; o humilde cai e ri do seu próprio tombo, mas levanta e continua a caminhada, não desistindo de dar passos em direção ao futuro.


Dessa maneira, a humildade é a medida da sabedoria e a dose necessária para que cultivemos em nós outros valores que provêm dela.

Ser humilde é ter a certeza de que podemos ter a felicidade plena, porque a chave da felicidade não está em ter bens materiais, mas em cultivar valores.

A humilde permite que estejamos em paz conosco, com os outros e só é feliz quem tem paz. Por isso, os humildes têm a chave da felicidade em suas mãos enquanto os outros têm um cadeado que nunca os permitirá se abrir para a felicidade.


Direitos autorais da imagem de capa: Min An from Pexels





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.