Comportamento

Falta de oxigênio em Manaus: internet se une em apoio e Whindersson Nunes faz doação de 20 cilindros!

capafalta de oxigenio em Manaus internet se une em apoio e Whindersson Nunes faz doacao de 20 cilindros

Situação do Amazonas tem gerado comoção nas redes sociais e mobilizado muitas pessoas. Entenda melhor!



Há dias Manaus, capital do Amazonas, vem enfrentando uma grande crise devido à falta de oxigênio para pacientes com covid-19, nas unidades de saúde. Batendo recordes em números de internações, os hospitais não têm como atender todos os pacientes.

Os profissionais da linha de frente têm comentado que muitas pessoas estão morrendo e, segundo uma médica da rede pública local, que concedeu entrevista ao G1, eles estão enfrentando um cenário de terror, e precisam decidir quem vive e quem morre.

Os doentes da cidade começaram a ser levados para outros estados, mais bem preparados. Os cemitérios manauaras também estão lotados e até chegaram a instalar câmaras frigoríficas para armazenar os corpos.


No último domingo (10), Wilson Lima, governador do Amazonas, enviou um pedido de ajuda aos governadores do país, alertando sobre a iminência do desabastecimento de oxigênio na região.

Na quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, manifestou-se dizendo que o governo não tinha transporte para mandar os cilindros para a cidade por conta própria, mas que estava trabalhando para resolver a situação.

A realidade trágica enfrentada pela cidade, onde, segundo o G1, médicos transportam cilindros dentro dos próprios carros e familiares de internados tentam comprar o produto para salvar suas vidas, tem gerado muita comoção na internet.

Pedidos de ajuda têm se espalhado por todas as redes sociais e campanhas de solidariedade têm sido lançadas por famosos, numa tentativa de apoiar os cidadãos de Manaus.


Entre os famosos que se manifestaram nas redes sociais estão Thaís Araújo, Lulu Santos, Joelma, Padre Fábio de Melo, Marcelo D2 e Felipe Neto. Times de futebol como Corinthians, Santos, Vasco e Internacional postaram mensagens de apoio nas redes sociais.

Políticos como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, também se posicionaram sobre a situação.

O comediante Whindersson Nunes anunciou, na quinta (14), em seu perfil no Twitter, a doação de 20 cilindros de 50 litros e mobilizou outros famosos a também ajudarem.

2falta de oxigenio em Manaus internet se une em apoio e Whindersson Nunes faz doacao de 20 cilindros

Direitos autorais: reprodução Twitter/@whindersson.


Whindersson foi atualizando uma lista de famosos que se comprometeram a doar mais cilindros. Até agora, a lista conta com personalidades como: Tatá Werneck, Tirullipa, Wesley Safadão, Marília Mendonça, o jogador de futebol Richarlison Andrade, Hugo Gloss, Paulo Coelho, entre outros.

Whindersson ainda está ajudando na campanha de arrecadação SOS AM, lançada pela ONG Projeto Somar, e compartilhou, no começo da manhã desta sexta (15), que as arrecadações já somam mais de R$ 340 mil.

No começo da madrugada desta sexta, Manaus recebeu dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com 386 cilindros de oxigênio, que serão utilizados em hospitais de todo o estado.

Também para esta sexta está previsto o início de um toque de recolher em todo o Amazonas, que durará dez dias. A população estará proibida de sair de casa entre 19h e 6h.


Compartilhe o texto em suas redes sociais!

 

Direitos autorais da imagem de capa: Depositphotos.


Marieta Severo relata “medo” e “pânico” ao enfrentar a covid-19 e encoraja a vacinação!

Artigo Anterior

Cadela policial aposentada “chora” de emoção ao reencontrar treinador após anos. Nunca o esqueceu!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.