Idosos espanhóis criam “república” para envelhecerem juntos!



Morar com os amigos na juventude é um sonho de muitas pessoas, curtir os melhores anos da vida juntos, mas e quanto a envelhecer juntos? Você já pensou nisso?

De acordo com um estudo de 2015 realizado pelo Ministério da Saúde Espanhol as pessoas mais velhas, em especial europeus e japoneses, não querem passar a velhice em casas especiais ou mesmo “serem uma carga para os filhos”. Mais da metade dos idosos pesquisados não deseja ir para um asilo, e quatro em cada dez acreditam que o cohousing é uma ótima opção.

Cohousing é um projeto de moradias criadas e administrada pelos próprios idosos, que decidem viver com os amigos e escolherem junto a elas as melhores maneiras de curtirem sua aposentadoria.

Na Espanha, o projeto já está funcionando, com oito edifícios construídos e vários saindo do papel. Os condomínios, apesar de contarem com muitos serviços de um asilo tradicional, como banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas, funcionam como uma república autogerida, e os amigos moram juntos, exercitam, divertem-se e são felizes juntos.

 “Não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos”, explicou um dos amigos. Eles compartilham muitas partes de seus dias, mas sempre conservam sua independência.

Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas também podem ser deixados de herança para os filhos.

Dois amigos que optaram por viver a velhice juntos através do Cohousing são Víctor Gómez e Cruz Roldán, que compartilham uma amizade tem 46 anos. Eles se conheceram em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha.

Agora, com 79 anos, os dois amigos moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma das repúblicas em funcionamento na Espanha, na cidade de Cuenca. Eles conquistaram muitos amigos com a ideia e hoje são 87 sócios que convivem juntos.



Na imagem abaixo, está o grupo que vivem em Convivir, em Cuenca.

idosos espanhóis

© Carlos Rosillo/El País

O que você achou da iniciativa? Gostaria de compartilhar a velhice junto a seus amigos? Comente abaixo e marque um amigo que toparia a ideia!


Direitos autorais da imagem de capa: Getty Images






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.