O Iêmen anunciou sua entrada oficial na guerra contra Israel e os Estados Unidos, alinhando-se ao lado do Irã. Esta decisão veio após ataques direcionados a instalações militares nucleares iranianas no sábado, dia 21 de junho.
Em um comunicado oficial, o Iêmen declarou:
O Iêmen está oficialmente entrando na guerra. Mantenham seus navios longe de nossas águas territoriais. Prontidão para participar do ataque a navios e navios de guerra americanos no Mar Vermelho, caso o inimigo americano lance uma agressão em apoio ao inimigo israelense contra a República Islâmica do Irã.
O anúncio foi feito pelo brigadeiro-general Yahya Saree, porta-voz das Forças Armadas do Iêmen, através de uma declaração publicada em sua conta pessoal nas redes sociais. Essa informação foi divulgada pelo portal Teheran Times.
Esta declaração surge após um comunicado oficial das Forças Armadas do Iêmen no sábado, que condenou veementemente os ataques israelenses a Gaza, Líbano, Síria e outros países árabes e islâmicos. O comunicado alertava que o regime sionista está tentando desestabilizar toda a região com o apoio total dos EUA.
Israel x Irã
Na manhã desta segunda-feira, 23 de junho, Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o Irã. O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que as Forças de Defesa de Israel (IDF) estão atacando alvos no centro de Teerã com “intensidade sem precedentes”. Os ataques têm como foco a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), resultando na morte de vários soldados iranianos, segundo a IDF.
Os ataques atingiram também a sede da Basij em Teerã, que, segundo a organização, “serve como uma das bases de poder do IRGC e é responsável, entre outras coisas, por fazer cumprir o código islâmico e denunciar civis que o violam às autoridades”.
Além disso, os alvos incluíram o Corpo de Alborz, que os militares dizem ser responsável por proteger diversas cidades na província de Teerã contra várias ameaças e por manter a estabilidade do regime, juntamente com a inteligência das forças de segurança interna iranianas e a polícia de segurança geral.
Nuvens densas de fumaça cobriram partes da cidade.
Mais cedo, nesta segunda-feira, Israel realizou ataques à instalação nuclear subterrânea de Fordow, o mesmo local que foi bombardeado pelos EUA no sábado. Essa instalação é uma das mais importantes do programa nuclear iraniano, localizada no interior de uma montanha.
Um relatório da IDF afirma que o novo ataque tinha como objetivo “interromper” a acessibilidade do local, após o bombardeio dos EUA no fim de semana.