Ikigai: o segredo japonês para encontrar a felicidade

O termo japonês Ikigai é uma junção das palavras “ikiru” (viver) e “kai” (a materialização do que se espera). A palavra completa assume o significado “ter um propósito para viver”, e se refere a tudo aquilo que dá significado às nossas vidas e está dentro de cada um de nós. Ikigai pode ser nossa missão, nossos objetivos, nossos sonhos. Enfim, é um conceito mais abstrato da nossa ideia de felicidade.

Todos temos Ikigai, mas nosso relacionamento com ele é muito particular. Enquanto alguns estão familiarizados desde sempre com essa sabedoria interna, outros não conseguem encontrá-la. As pessoas que não conhecem o seu Ikigai, não encontraram sua razão de existir, e vivem suas vidas no aleatório, sem um propósito definido.

Para a cultura japonesa, quando encontramos nosso Ikigai, a felicidade entra em nosso caminho também. Ikigai e felicidade estão entrelaçados, porque uma vez que encontramos aquilo que dá sentido à nossa existência, encontramos também a felicidade.

Trazemos abaixo uma receita de como encontrar seu Ikgai. Se você ainda não sabe qual seu verdadeiro propósito e missão no mundo, considere seguir as dicas abaixo para conhecer mais sobre si mesmo e se colocar no caminho da felicidade.


Como encontrar o seu ‘Ikigai’

Estudiosos especialistas em Ikigai acreditam que a melhor maneira de começar a busca por essa sabedoria é encontrar dentro de si a resposta para quatro questões fundamentais:

  • O que você ama?
  • O que você sabe fazer bem?
  • O que você acha que o mundo precisa de você?
  • Por que você deveria receber um salário?

Depois disso, devemos seguir alguns passos para encontrarmos e mantermos nosso ‘Ikigai’

  • Primeiro de tudo, devemos analisar as coisas que existem perto de nós, porque o ‘Ikigai’ não é difícil de ser encontrado, na verdade é muito simples e está sempre ao nosso redor.
  • Devemos refletir sobre os motivos que nos levam a fazer tudo aquilo que fazemos. Por exemplo, porque ficamos em um trabalho que nos faz infelizes. Pode ser uma função cansativa e os chefes tóxicos, mas além de precisarmos do dinheiro, temos uma família amorosa, que nos recebe muito bem quando chegamos em casa, e faz esse esforço valer a pena. As coisas que fazem as partes difíceis valerem a pena podem nos levar no caminho até o nosso propósito de vida.
  • Temos que fazer nossa parte para manter relacionamentos positivos com as pessoas ao nosso redor, e nos desfazermos daqueles que não nos ajudam a crescer. A qualidade de nossos relacionamentos é muito importante para nos colocar em uma vibração positiva, que nos ajuda a identificarmos nosso Ikigai com mais facilidade.
  • Mantermos um tempo de qualidade em nossas próprias companhias é fundamental para que possamos nutrir nosso Ikigai, uma vez que tiver sido identificado.
  • É provável também que muitas vezes precisemos refletir sobre Ikigai, pois a vida muda e nós mudamos com ela. Nós crescemos, amadurecemos e evoluímos, e nem sempre o que fazia sentido há anos atrás ainda é válido hoje. Muitas vezes, nosso Ikigai pode precisar ser revisto e atualizado.
Na busca pela nossa razão de ser, também é muito importante estarmos conectados à natureza, porque sua grandeza e beleza pode nos oferecer a inspiração e sabedoria que precisamos para descobrirmos mais sobre nós mesmos e alcançarmos a verdadeira felicidade.

Conectar-se consigo mesmo e praticar a técnica Ikigai pode ser uma maneira eficaz para descobrir nossa felicidade através do autoconhecimento. O que você acha disso? Gostaria de experimentar? Deixe um comentário abaixo!




Deixe seu comentário