publicidade

A importância de desabafar diante de um ouvido atento e acolhedor

É terrível quando falamos sobre uma decepção amorosa e a pessoa que nos ouve projeta em nós um ex-namorado, um ex-marido ou ex-namorado e passa a nos ver como aquele parceiro que a desapontou, que a feriu de alguma forma. A partir do momento em que ocorre esta projeção, a pessoa julgará cada uma de nossas palavras. Em cada um dos nossos menores gestos , será visto um sinal de maledicência , imaturidade , egoísmo, pois na verdade quem nos ouve , está vendo e escutando uma outra pessoa.



***

Ainda é subestimada a importância de deixar quem sofre falar à vontade , livremente, sem impor julgamentos , regras , diretrizes. Um dos maiores problemas que enfrentamos quando resolvemos desabafar um drama com alguém é o elevado nível de julgamento que sofremos. Algumas pessoas são bem intencionadas e realmente tentam nos ajudar , mas acabam impondo sem querer a subjetividade delas, analisando o que nos ocorreu de acordo com a visão de mundo delas, ignorando que o nosso drama tem particularidades próprias à nossa existência.

A IMPORTANCIA DE DESABAFAR FOTO 08


Sim, cada caso é um caso. Nem todo caso de traição é igual. Nem toda decepção amorosa é igual. Duas pessoas que cometeram o mesmo tipo de erro, nem sempre foram movidas pelos mesmos motivos. É preciso compreender o contexto de cada um. É preciso compreender que algumas histórias possuem semelhanças , mas cada história é única , singular.

É terrível quando relatamos uma experiência dolorosa a um amigo e ele faz a leitura da nossa vida a partir de algum acontecimento ocorrido na vida dele. É terrível falar sobre nossos sentimentos e perceber que o outro ouve a nossa voz, as nossas palavras , mas não tem alteridade para entender que aquela história narrada é nossa e não dele.

É terrível quando falamos sobre uma decepção amorosa e a pessoa que nos ouve projeta em nós um ex-namorado, um ex-marido ou ex-amante e passa a nos ver como aquele parceiro que a desapontou, que a feriu de alguma forma. A partir do momento em que ocorre esta projeção, a pessoa julgará cada uma de nossas palavras. Em cada um dos nossos menores gestos , será visto um sinal de maledicência , imaturidade , egoísmo, pois na verdade quem nos ouve , está vendo e escutando uma outra pessoa.


A IMPORTANCIA DE DESABAFAR FOTO DE CAPA E FOTO 02

Por tal razão, é muito importante se afastar de pessoas que não sabem escutar, que não conseguem enxergar o mundo além dos limites da própria vida. Ninguém tem culpa de ser assim e devemos ser compreensivos com estas pessoas . Mas ao mesmo tempo, devemos evitá-las , principalmente quando estamos no fundo do poço.

Como elas desejam impor ao outro a subjetividade delas , impedem que a própria pessoa encontre os seus caminhos e reelabore seus sentimentos. Muitas vezes, as pessoas voltam à tona por meio de estratégias que nos parecem bobas. Mas não temos o direito de dizer isso a elas. Não temos o direito de dizer que a subjetividade do outro não funciona.

Sim, poder falar sobre as nossas tristezas sem ser interrompido, julgado, ironizado, desdenhado é um grande privilégio, uma grande oportunidade de juntar os pedacinhos do coração de forma mais efetiva. Mas num tempo de fórmulas fechadas e receitas prontas , é difícil encontrar quem se preste a este tipo de escuta.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.