A importância de um comportamento racional

3min. de leitura

Por muitas vezes nos vemos em situações em que sabemos, somente na teoria, a maneira correta de agir. Mas no final das contas, acabamos por agir de modo a deixar nosso ego na situação menos desconfortável possível.



Isso se deve aos inúmeros processos emocionais que temos, e por conta deles, criamos mecanismos de defesa para não entrarmos em contato com a realidade.

Acabamos tomando atitudes em virtude de um “falso bem-estar”. É realmente algo para nos fazer pensar, pois tomamos tantas atitudes erradas, como julgar o outro, achar que as coisas só acontecem com os outros, achar normal ficar irritado, com raiva; e não percebemos o quanto ainda somos imaturos. Imaturos, por exemplo, por sentir ciúme, saudades, e todas essas coisas que consideramos absolutamente normais, mesmo que estas nos prejudiquem

. O mais sensato é trabalhar para ser racional, para aprender a ter e a lidar com bons sentimentos, pois as emoções nos fazem agir em benefício próprio e a curto prazo, porque depois, o problema continua, e nós acabamos somente por protelar uma solução sensata, para não entrar em contato com a realidade.


Um fator contribuinte para essa condição em que se encontra a maioria da sociedade são os ensinamentos passados de forma equivocada. Nós aprendemos que ser racional é o mesmo que ser uma pessoa fria, sem sentimentos.

Aprendemos que a “voz do coração” deve falar mais alto. Ou seja, você está com alguém que não traz nada de bom para relação, que não conversa, não faz trocas, mas o emocional fala mais alto e você continua com essa pessoa, mesmo sabendo que não é a melhor escolha.


E você mantém tudo isso só para não ter que fazer um grande movimento interno, uma grande mudança em sua vida, já que mudar requer muito trabalho, requer encarar a realidade, e muitas vezes, uma realidade que dói.

E quem quer sentir isso? Quem quer ter todo esse trabalho? Aprender a agir de forma racional com certeza é muito compensador, pois você pode dizer o que pensa, pode tomar as melhores decisões para sua vida sem sentir culpa, sem nenhuma carga, e isso tornaria as relações entre as pessoas muito mais leves.

Todos cometeriam menos erros. Por isso, o esclarecimento é a melhor forma de ajudar as pessoas, pois por mais que leve tempo, se aos poucos as pessoas se conscientizarem da importância de um comportamento racional, com certeza construiremos um mundo muito melhor.

Artigo escrito por Priscylla Cabral, com base nos conhecimentos adquiridos no CEC

– Centro de Estudos da Consciência.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 16/11/2013 às 17:05






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.