Comportamento

Indianos criam ar-condicionado artesanal que reduz temperatura ambiente em até 15°C

Capa Indianos criam ar condicionado artesanal que reduz temperatura ambiente em ate 15°C

Além da funcionalidade, o aparelho chama a atenção pela sua estética.



A Ant Studio, uma empresa indiana, bolou uma solução para os verões cada vez mais implacáveis de Nova Deli e de todo o território do país: um aparelho de ar-condicionado que não consome eletricidade e consegue resfriar a temperatura ambiente em até 15 graus! Uma excelente alternativa para o calor!

De acordo com o portal online Engenharia É, o aparelho foi construído para a fábrica de equipamentos DEKI Eletronics como uma solução eficiente em energia, que não precisasse de tecnologia muito avançada. Um dos objetivos era que a estrutura também fosse agradável aos olhos.

Foi então lançado o desafio: combinar inovação, estética e efetividade, tudo em um só projeto!


A estrutura em formato de favos de mel foi feita com tubos de argila cônica, que naturalmente, por conta do material, já reduz a temperatura do ambiente. O engenhoso aparelho aproveita-se também da poderosa capacidade de resfriamento da evaporação.

Construído como parte de um projeto de embelezamento maior para a DEKI Electronics, a inovadora instalação de resfriamento é altamente funcional e adiciona um toque artístico, um charme para o local. A forma e o tamanho dos cones densamente compactados da estrutura de colmeia foram determinados usando análises computacionais avançadas e técnicas modernas de calibração para que se chegasse ao resultado desejado: beleza e funcionalidade.

2 Indianos criam ar condicionado artesanal que reduz temperatura ambiente em ate 15°C

Direitos autorais: reprodução/Ant Studio.

O funcionamento do aparato acontece da seguinte forma: basta molhar os cones uma ou duas vezes ao dia para que a água, ao escorrer pela estrutura, dê início ao processo de evaporação, o que leva a diminuição gradual da temperatura do ar em até 15 graus em torno do aparelho e menos 8 graus na temperatura atmosférica. As unidades porosas absorvem a água que então se infiltra na superfície externa onde ela evapora e se transforma em ar frio. O fluxo de água esvazia-se em um recipiente e dá à instalação um lindo efeito de cachoeira, além da semelhança com a colmeia.


3 Indianos criam ar condicionado artesanal que reduz temperatura ambiente em ate 15°C

Direitos autorais: reprodução/Ant Studio.

O fundador da empresa responsável pela empreitada, Monish Siripurapu, disse que essa foi uma experiência muito bem-sucedida. As descobertas feitas nessa tentativa abriram muito mais possibilidades, nas quais a empresa poderá integrar essa técnica com formas que poderiam redefinir a maneira como os sistemas de resfriamento são entendidos e produzidos.

O executivo disse ainda que sistemas de resfriamento, como de ar-condicionado, são um componente necessário, porém muitas vezes ignorado, da funcionalidade de um edifício, para quem por ele circula.

Monish disse ainda que, além de funcional, a estrutura ficou muito bonita, pois poderia ser tratada como uma peça de arte. Ele explicou que o perfil circular pode ter uma interpretação artística, enquanto as águas que caem proporcionam um ambiente reconfortante para quem passa pela fábrica.


O protótipo é capaz de arrefecer o ar quente acima de 50 graus Celsius a temperatura inferior a 36 graus Celsius em torno da estrutura, enquanto a temperatura atmosférica cai para 42 graus Celsius. Os arquitetos consideram que a instalação em forma de favo de mel é uma ótima solução escalável de baixa tecnologia para o resfriamento natural, bem como uma instalação artística que incorpora métodos artesanais antigos.

Esse engenhoso equipamento une dois pontos importantes, tanto em empresas quanto em outras instalações: a estética e a praticidade. A bela estrutura é cativante, mesmo que produzida com materiais simples, seu diferencial está nas formas.

Extremamente agradável aos olhos, sem perder seu propósito utilitário, é claro! Uma alternativa inovadora, que mostra as infinitas possibilidades de melhorar o bem-estar de algum lugar, investindo apenas o necessário e sem abrir mão do charme.


Casal de japoneses se muda para o sertão do Ceará por um sonho: plantar figos para ajudar o Nordeste

Artigo Anterior

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.