Pessoas inspiradoras

“Pix do currículo”: influenciador cria estratégia gratuita e ajuda a empregar mais de 200 pessoas

Foto: Divulgação
Influencer cria 22PIX do Currículo22 e ajuda a empregar mais de 200 pessoas

A crise econômica do país tem pressionado não apenas o governo a tomar medidas que auxiliem a reduzir as taxas de inflação e desemprego, mas também as pessoas a ajudar.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não são nenhum pouco animadores quando o assunto é inflação e desemprego, e desde a metade de 2021, os números ultrapassam a marca dos 10%. A aceleração da inflação teve início em meados de 2020, sendo que os preços dos alimentos como arroz, óleo de soja e carnes foram os que mais apresentaram alta.

Entre maio de 2021 e abril de 2022, a inflação acumulada em 12 meses foi de 12,13%, a mais alta desde que a série histórica teve início no Brasil, em 2003. Embora o cenário não seja de hiperinflação, como nas décadas de 1980 e 1990, a alta dos preços bate recordes negativos desde que o Plano Real foi implementado no país. Neste ano, os dados mensais de inflação em março e abril acabaram batendo marcas que não eram atingidas desde 1990.

Um levantamento da Austin Rating, que se baseia nas projeções do último relatório do FMI, aposta em uma das mais altas taxas de desemprego no mundo no país este ano. O ranking, que inclui as projeções em 102 países, coloca o Brasil em 9º lugar, com uma estimativa de desemprego de 13,7%, muito acima da média global de 7,7% e da taxa dos países emergentes (8,7%). Esses dados mostram a urgência em auxiliar, da maneira que for possível, as pessoas mais próximas, ainda que anônimas, na corrida contra o desemprego.

É justamente isso que o influenciador digital e vereador de Porto Alegre, Kaká D’Ávila criou uma iniciativa pra lá de útil: o “pix do currículo”. A proposta é simples, aproveitando a onda do “faz um pix”, ele recebe currículos de pessoas desempregadas e envia para empresas que tenham vagas abertas, facilitando o processo de contato entre os candidatos e os empregadores. Sem precisar se deslocar e, muitas vezes, gastar o pouco dinheiro que têm com transporte, ainda assim concorrem à vaga de emprego.

2 Pix do currículo influenciador cria estratégia gratuita e ajuda a empregar mais de 200 pessoas

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @kaka_davilapoa

Segundo reportagem do UOL e da IstoÉ, Kaká já ajudou a empregar mais de 200 pessoas na capital do Rio Grande do Sul com a iniciativa, e agiu motivado pela sua própria história, já que também ficou desempregado por muito tempo há alguns anos. Depois de perder um filho que nasceu prematuro, a empresa em que trabalhava o demitiu alegando que não teria tempo para que ele se recuperasse, já que trabalhavam com metas de vendas.

3 Pix do currículo influenciador cria estratégia gratuita e ajuda a empregar mais de 200 pessoas

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @kaka_davilapoa

Desde então, Kaká faz o que pode para auxiliar aqueles que precisam de ajuda, principalmente as famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o intuito de fornecer aquilo que não teve, ele quer sempre motivar e apoiar as pessoas que sentem que estão muito distantes de conseguir uma vaga honesta de emprego. Além disso, nas suas redes sociais, ele também faz denúncias contra empresas que destratam os candidatos e que descartam currículos de maneira desonesta.

Pix do currículo

Para aqueles que ficaram curiosos com a iniciativa, a proposta é bem simples e pode ajudar quem realmente precisa. O nome, de acordo com Kaká, serve apenas para chamar a atenção das pessoas e das empresas, aproveitando a onda do “faz um pix”. Os candidatos enviam os currículos para o e-mail do vereador, que imediatamente dispara para as empresas que já sabe que estão contratando, facilitando essa ponte entre a população e os possíveis empregadores.

4 Pix do currículo influenciador cria estratégia gratuita e ajuda a empregar mais de 200 pessoas

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @kaka_davilapoa

Com mais de 20 mil currículos recebidos, ele ainda ajuda quem precisa, arrumando o documento, corrigindo erros ortográficos e deixando-o bem atraente para as empresas. Ele destaca que sempre pede autorização para as pessoas antes de modificar qualquer coisa dos currículos, e em muitos momentos chega a imprimir e levar por conta própria até as empresas.

Outras iniciativas

Kaká já apareceu aqui no site em outras ocasiões, quando criou o drive thru do desempregado, o porta-malas solidário e até recolheu currículos do lixo para ajudar aqueles que realmente precisavam. No início do mês, ele publicou uma foto com a bike do emprego, coletando currículos nas ruas e levando até as empresas que estavam contratando.

5 Pix do currículo influenciador cria estratégia gratuita e ajuda a empregar mais de 200 pessoas

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @kaka_davilapoa

Nas redes sociais, o influenciador recebe uma enxurrada de agradecimentos, e muitas pessoas aproveitam o espaço dos comentários para dizer que a iniciativa realmente tem surtido efeito, mas não apenas em Porto Alegre, outras cidades também entraram no “pix do currículo”. Além dessa ajuda, ele ainda distribui comida e roupas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

0 %