Comportamento

Influenciadora perde 78kg depois de bariátrica e mudança de rotina: “Compensava tristeza com comida”

Foto: Reprodução.
influencer

Além da bariátrica, ela ainda conta que precisou passar por várias cirurgias para retirar o excesso de pele, mas mesmo assim ainda não estava satisfeita.

As mudanças corporais que enfrentamos ao longo da vida são várias, começando enquanto ainda estamos dentro do útero de nossas mães. Saímos de um estado embrionário para um ser complexo, com sistema nervoso e órgãos em pleno funcionamento. Em poucos meses passamos de pequenos e ínfimos bebês recém-nascidos a verdadeiros danados, prontos para aprontar alguma arte enquanto corremos pela casa.

Esse pequeno bebê logo se torna uma criança, e passa a descobrir que não é uma extensão dos pais, possui vontades próprias e pode se impor enquanto indivíduo. Logo depois da doce infância, vemos os hormônios ficarem como loucos pelo corpo, modificando tudo aquilo que conhecíamos, inclusive influenciando até nossos pensamentos.

Não existem problemas em assistir às mudanças do tempo agindo no corpo, sendo inclusive completamente saudável e natural. Mas se essas alterações provocam algum tipo de mal-estar, talvez seja o momento de procurar um especialista, alguém que seja capaz de compreender verdadeiramente o que está acontecendo, e que saiba fornecer as instruções mais adequadas para cada caso.

Para a influenciadora digital Eduarda Martins, de 24 anos, o ganho de peso ainda nova fez com que enxergasse a necessidade de mudar. Aos 15 anos, segundo reportagem do Metrópoles, ela passou por uma cirurgia bariátrica, que fez com que saísse dos 158 quilos para os 85. Desde 2018, ela registra toda a mudança que fez em sua vida, mostrando a rotina de exercícios e a rígida dieta que escolheu seguir para chegar ao resultado esperado.

2 Influenciadora perde 73kg depois de bariatrica e mudanca de rotina Compensava tristeza com comida

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @eduardamartins

Eduarda estava com a saúde frágil, de acordo com o médico que a atendeu na época, e isso acabou motivando a cirurgia bariátrica. Mesmo sem querer fazer, ela conta que foi um passo necessário, caso contrário poderia morrer. Se considerando muito imatura, ela explica que não chegava a seguir os protocolos como eram indicados pela equipe médica na época.

Nos primeiros dois anos, conseguiu perder 35 quilos. Mas, durante a adolescência, enfrentava muitas questões psicológicas. Ela explica que a fase em que estava obesa foi extremamente difícil, principalmente porque não tinha estabelecido uma boa relação com a comida. Como tinha ansiedade, compulsão, hiperatividade e não conseguia se socializar, acabava usando a comida como uma forma de compensar a tristeza.

3 Influenciadora perde 73kg depois de bariatrica e mudanca de rotina Compensava tristeza com comida

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @eduardamartins

Nos anos seguintes, após contratempos, Duda conseguiu criar uma rotina mais fixa, praticando muay thai, musculação e também hidroginástica. Quando completou 22 anos, resolveu fazer as cirurgias para remover o excesso de pele do corpo, também chamadas de cirurgias reparadoras. Além da abdominoplastia, ela também encarou mamoplastia, mas achou que o resultado não estava nem perto do que imaginava.

Foi quando decidiu encarar a musculação como uma porta de entrada para conquistar aquilo que queria: a rigidez dos músculos. Para pagar as mensalidades, ela passou a trabalhar como garçonete, e foi com esse exercício que conseguiu perceber que poderia se desestressar e controlar a ansiedade, mudando seu foco da alimentação desmedida, para um controle maior na academia.

4 Influenciadora perde 73kg depois de bariatrica e mudanca de rotina Compensava tristeza com comida

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @eduardamartins

Eduarda deu início a um grupo de WhatsApp chamado Desafio 21 dias com Duda Martins há um ano. Mas a jovem se atentou para o fato de que ainda não é formada em nutrição ou educação física, por isso resolveu fazer as coisas da melhor maneira possível, contratando profissionais das áreas para auxiliar os clientes. A equipe organiza um material online com programa alimentar, lista de substituições e treinos.

*Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

0 %