4min. de leitura

Influenciando pessoas

Como indivíduos, seres únicos que somos, é muito importante, diria essencial, que saibamos influenciar pessoas positivamente, logo, para o bem; seja em nossa vida pessoal, familiar, social ou profissional.


Indo ao mercado, por exemplo, podemos observar diversas formas e sugestões para influenciar pessoas. Segue uma visão de um coaching sobre o assunto.

Algumas técnicas são necessárias desenvolvermos para nos preparar, por exemplo: espelhamento, reciprocidade, congruência, a postura da fala e aprender a ouvir opiniões.

Vamos às explicações dessas técnicas:

Espelhamento

Essa técnica é também chamada de rapport e acontece quando você imita ou é imitado em seus movimentos.


Logo, servindo-se deste gatilho, você cria empatia, utilizando na postura corporal, gestos de mãos, expressões faciais, respiração, movimento dos pés, movimento dos olhos.

O processo de espelhar gera sentimentos positivos e reações em quem pratica essa ação e em quem sofre a ação.



Reciprocidade

Significa fazer aos outros aquilo que gostaria que fizessem para você. Podemos dizer que essa técnica é um complemento para nossa vida pessoal, familiar, social e profissional.


Congruência

Adequação dos nossos passos aquilo que falamos, pois se discursamos, divagamos sobre as coisas e no momento de agir fazemos de outra forma, voltamos ao passado: “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Hoje, isso não faz mais sentido. Logo, para ter efetividade em nossa inspiração devemos ter congruência.


A postura da fala

Ajustar o volume de sua voz ao falar com as pessoas vai ajudá-lo a ter empatia com as pessoas às quais você pretende ter ou manter bons relacionamentos.

Falar muito rapidamente, em tom de voz baixo, dará a impressão de que lhe falta segurança e conhecimento do assunto, em contrapartida, falar alto demais, poderá fazê-lo perder a plateia rapidamente.

Dessa maneira, usar o volume da sua voz, além de demonstrar tranquilidade e segurança, facilitará a compreensão da mensagem.


Aprenda a ouvir opiniões

Medite, afinal, é comum nos mantermos presos a ideias e conceitos, mas um dos segredos para influenciar pessoas é aprender a lidar com conselhos, opiniões e críticas diferentes e tirar o melhor proveito delas. A conversa, ou como diz o caipira, a prosa, é uma ferramenta para o bom convívio social e não devemos nos melindrar com as pessoas que são contrárias às nossas opiniões, mas sim fazer uma autoanálise sobre essas críticas e nos adequarmos à trajetória, se assim for necessário.

Aproveite para deixar seu comentário contando para nós os seus objetivos e o que achou das nossas dicas.

Vamos em frente!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gritsiv / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.