Notícias

Ingestão semanal de plástico equivale a um cartão de crédito. Entenda

Foto: depositphotos.com
plastico

De acordo com um estudo da Universidade Médica de Viena, os humanos consomem cerca de 5 gramas de pequenas partículas de plástico (MNPs) por semana, o que equivale ao peso de um cartão de crédito.

A informação foi divulgada em 2019 e voltou a circular agora após pesquisadores da Universidade Vrije, de Amsterdam, relatarem que, pela primeira vez, esses fragmentos foram detectados em amostras de sangue.

Os cientistas explicam que os nanoplásticos e os microplásticos podem alterar a composição do microbioma intestinal. Uma vez ingeridas, as partículas desencadeiam uma resposta imune e ativam a inflamação no intestino.

O estudo de 2019 encontrou também evidências para sugerir que os nanoplásticos estão associados a processos bioquímicos envolvidos na formação do câncer e de doenças metabólicas como diabetes, obesidade e doença hepática crônica.

Segundo a pesquisa, os efeitos adversos das partículas de plástico podem ser especialmente prejudiciais para aqueles que têm doenças crônicas.

“É mais provável que um intestino saudável evite o risco à saúde. Mas mudanças locais no trato gastrointestinal, como aquelas presentes em doenças crônicas ou mesmo estresse negativo, podem torná-los suscetíveis aos efeitos nocivos das MNPs”, disse Lukas Kenner, autor do estudo que estima a quantidade de plástico ingerida pelas pessoas por semana.

Beber água em garrafa de plástico

Qualquer pessoa que beba entre 1,5 e 2 litros de água por dia de garrafas plásticas pode ingerir 90.000 partículas de plástico por ano.

Contudo, beber água da torneira também tem riscos. Aqueles que bebem a quantidade recomendada de água por dia da torneira ingeriam cerca de 40.000 partículas de plástico por ano, dependendo de onde estivessem.tidade de plástico ingerida pelas pessoas por semana, em entrevista ao The Sun.

0 %