ColunistasComportamento

Insatisfação no trabalho? pare um pouco e leia isso!

Pode ser que seja uma fase de trabalho demais ou pouquíssimo trabalho, um sentimento de que há algo que possa ser melhor em outro lugar, mais prazeroso e que satisfaça mais.



Enfim, o trabalho simplesmente ficou desagradável. E agora?

No mundo de trabalho, o coaching já ficou famoso. Algumas empresas contratam coaches e os próprios profissionais também estão buscando este profissional por diversas razões, quando se trata de assuntos de carreira: reorientação profissional, planejamento de carreira, transição de carreira, aumento de performance, etc.

A minha especialidade é orientação profissional, antes chamada orientação vocacional. Quando alguém já realizou uma primeira escolha, este trabalho se chama reorientação.


Segundo pesquisas, 78% das pessoas estão insatisfeitas com suas carreiras. E isso é algo que pode ser trabalhado. Com autoconhecimento e um planejamento bem feito, é possível encontrar a tão desejada – e possível, realização profissional.

Sabe-se que, às vezes, a gente demora para ir ao médico quando precisa, imagine então resolver algo a que estamos tão habituados e que faz parte da rotina, como o trabalho? Pode ser complicado inserir algo novo como consultas a um profissional especializado, pensar em desenvolvimento pessoal e profissional, quando já se está relativamente “bem” na carreira.

As aspas estão presentes porque a insatisfação é um fato real, atual, ainda que isso não signifique que o financeiro não vai bem. Realização financeira e profissional podem caminhar juntas, mas não necessariamente ocorrem ao mesmo tempo. E então, acaba-se deixando a bola de neve crescer e em algum momento é possível sentir e perceber os impactos disso no relacionamento amoroso, na saúde mental e física.

Por que, ainda assim, então, nos impedimos de resolver esta questão e mudar algo? Há algo que nos impede. Pode ser um padrão mental, ou seja, um pensamento automático que reforçamos tanto ao longo do tempo que é difícil mudar e quando vemos já estamos nos sabotando.


E o status quo impera.

Do que você precisa para resolver as suas insatisfações na vida? O que te impede? O que ou quem pode ajudar você a facilitar este processo?

Há pessoas, que simplesmente observando de uma forma mais positiva, encontrando prazer, interesse e diversão no trabalho, conseguem resolver esta insatisfação.

No entanto, sabe-se que os quadros de ansiedade e depressão estão cada vez maiores. Logo, é importante estar atento aos sinais de que há algum incômodo que precisa e pode ser resolvido, mudado ou melhorado.


____________

Direitos autorais da imagem de capa: vadymvdrobot / 123RF Imagens

7 hábitos de pessoas genuinamente felizes:

Artigo Anterior

5 sintomas de estresse e como acabar com eles de forma natural:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.