Insônia…

Inconscientemente, você pode abrir as portas para insônia entrar na sua vida…

“Acordava assustada, olhava o relógio que marcava 3:30 da madrugada, irritada porque o corpo pedia descanso mais a cabeça insistia em cobrar soluções…”

Foi assim que me senti durante um largo período da minha vida.

No ano de 2002 quando eu tinha apenas 23 anos, naquela época a minha principal e talvez única prioridade era o meu trabalho e faculdade.

Eu simplesmente virei a costas para todo o resto e coloquei os meus afazeres e obrigações na frente de tudo, na frente da família, amigos, espiritualidade e saúde.

Eu trabalhava de 12 a 14 horas por dia, saía correndo do trabalho e ia assistir o resto das aulas na faculdade de Administração de empresas.

Voltava para casa com a cabeça cheia de informação e obrigações, estava extremamente cansada fisicamente e mentalmente, porém, não conseguia dormir.

Ainda assim eu achava que era normal, porque eu tinha uma vida bastante agitada com muitas obrigações.

Mas com o passar do tempo isso foi agravando e cada vez eu dormia menos e cada vez que eu acordava mais durante a madrugada.

Como consequência, aconteceu de eu ficar três dias sem dormir. Sabe o que é ficar três dias sem dormir? É como se você estivesse em transe, realmente naquela época eu me sentir como os zumbis da série Walking Dead.

Diante daquela situação, onde eu passei três dias sem dormir, resolvi buscar ajuda médica.

Conversei com um médico clínico geral que imediatamente me direcionou para tratamento com um psicólogo e um psiquiatra.

Nesta jornada de médicos fui diagnosticada com estresse e depressão.

A culpa foi da falta de sono?

Também, mas o principal motivo do estresse e da depressão foi lotar a minha agenda com atividades, compromissos e responsabilidades intermináveis.

A culpa foi minha por colocar o dinheiro e o trabalho à frente de tudo, sacrificando preciosas horas de sono para trabalhar ou para fazer as coisas e não deram tempo durante o dia.

Que loucura! Meu Deus!

É tão fácil se perder, basta um pouco de desatenção da nossa parte.

Contudo, essa época foi muito importante na minha vida, porque foi a partir dali que eu  realmente passei a valorizar o que é importante na vida: saúde e paz de espírito.

Como conclusão, qualquer sintoma de insônia e eu já fico alerta, porque sei que algo não anda bem quando não conseguimos dormir direito.

Como diz o livro O Corpo Fala e é bom você prestar atenção ao que ele quer lhe dizer, pois sempre é importante.

Inconscientemente, você pode abrir as portas para insônia entrar na sua vida.


Portanto, para que você não cometa os mesmos erros que eu, separei as principais informações sobre insônia que você precisa saber e também os principais tratamentos e formas de curar esse distúrbio do sono.

O que é insônia?

  • É demorar para dormir mesmo estando exausto.
  • É acordar no meio da noite com a cabeça cheia de pensamentos e medos.
  • É acordar mais cansado física e mentalmente do que foi dormir.

Sintomas da insônia

  • Dormir pouco.
  • Ficar desperto grande parte da noite.
  • Sentir-se tão cansado, como se não tivesse dormido.
  • Acordar no meio da madrugada ou bem antes do seu horário habitual.
  • Sentir sono em horários errados como por exemplo: na hora do trabalho ou quando está conduzindo.

Tipos de insônia

  • Insônia aguda – por períodos curtos.
  • Insônia crônica – por períodos longos.

O que pode causar insônia?

  • Excesso de trabalho e compromissos.
  • Pressão familiar.
  • Evento traumático (que o deixe ansioso ou com medo),
  • Efeito colateral de algum medicamento.
  • Excesso de cafeína ou teína.
  • Distúrbios emocionais: depressão, síndrome do pensamento acelerado, ansiedade, transtorno bipolar, entre outros.

Perfil das pessoas que sofrem de insônia

  • Pessoas muito estressadas.
  • Pessoas com problemas emocionais como: divórcio ou perda de um ente querido.
  • Pessoas com descontrole / problemas financeiros.
  • Trocas constantes de horário no trabalho.
  • Falta de rotina.
  • Pessoas sedentárias.
  • Mudança de fuso horário.

Como tratar?

  • Mudança no estilo de vida.
  • Meditação para organizar e tranquilizar a mente (importantíssimo).
  • Terapia para ajudar a diminuir ansiedade.
  • Suplementos naturais, por exemplo: cápsulas de melatonina ou valeriana, tintura de melissa etc.
  • Medicamentos *(somente em casos de aconselhamento médico).

Chás para tratar a insônia

  • Açafrão
  • Boldo
  • Camomila
  • Eucalipto
  • Melissa
  • Menta
  • Valeriana

Soluções caseiras para tratar insônia

  • Comer uma boa porção de aveia no café da manhã, porque a aveia garante mais energia para você cumprir com as suas atividades durante o dia e a noite você estará cansado suficiente para dormir bem.
  • Banho de imersão com folhas de sálvia.
  • Enrolar os pés em uma toalha quente um pouco antes de dormir.
  • Colocar um sachê de camomila, eucalipto ou menta no travesseiro para aliviar o estresse e o nervoso,
  • Ter uma rotina de horários para dormir e para levantar.

Tão importante quanto estar acordado e ter uma boa noite de sono profundo e revigorante.

Durante a noite nosso corpo e nosso sistema imunológico trabalham a nosso favor, com a produção da melatonina, por exemplo.

Durante o sono nosso cérebro “armazena e organiza” tudo que aprendemos durante o dia, sem contar que os sonhos são essenciais para a compreensão de diversos acontecimentos na nossa vida.

Fique atento, passe a observar como está a sua qualidade de sono.

“Quando as preocupações tirarem seu sono, fale com Deus. Ele o escutará e acalmará seus pensamentos.”


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: mitarart / 123RF Imagens



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