Reflexão

Insultar e ofender as pessoas não mostram superioridade, apenas falta de respeito e argumentos

insultar e ofender as pessoas nao mostra superioridade apenas falta de respeito e argumentos

Esse comportamento tão comum de algumas pessoas nem sempre é um sinal de superioridade ou inteligência.



Uma coisa que podemos afirmar com toda certeza é que os relacionamentos de seres humanos são muito complexos e nem sempre se desenvolvem da maneira que gostaríamos.

Embora tenhamos o compromisso pessoal de ser maduros, educados e respeitosos em todos os momentos, diversas vezes nos deparamos com pessoas que testam todos os nossos limites e nos colocam em situações bastante desagradáveis, em que precisamos exercitar o autocontrole.

Alguns dos momentos que nos revelam a verdadeira personalidade dos que convivem conosco e nos permitem crescer bastante em maturidade e sabedoria são as discussões.


Algumas pessoas, quando não concordam com algo que dizemos ou fazemos, não pensam duas vezes em partir para a briga, sem antes refletir e tentar buscar uma solução mais adulta e pacífica. Pode ser que até mesmo nós já tenhamos sido assim em alguns momentos.

Elas são facilmente tomadas pela raiva e descontrole, e não se importam em agir com respeito e empatia, tentando compreender melhor a situação e avaliando os próprios erros antes de “soltar os cachorros” em outras pessoas.

Você provavelmente já teve pelo menos uma pessoa assim por perto, e precisou lidar diversas vezes com o seu comportamento desrespeitoso e tóxico, que pode até lhe causar prejuízos emocionais.

Se passou por situações como essa, sabe que uma das coisas clássicas que elas fazem em qualquer discussão é insultar e ofender. As pessoas arrogantes e impacientes não conseguem controlar os próprios impulsos e tendem a demonstrar força pela imposição de superioridade. Elas acreditam que, humilhando e constrangendo, conseguirão estabelecer domínio com mais facilidade, tornando o outro mais submisso a todas as suas vontades.


É muito complicado lidarmos com situações desse tipo, especialmente se a outra pessoa é alguém que consideramos muito, com um amigo ou um familiar. Nós nos sentimos profundamente magoados com as suas atitudes pois, em alguns casos, não conseguimos evitar que suas ofensas cheguem ao coração.

No entanto, precisamos ter sempre em mente que as palavras negativas de alguém não podem nos definir e que precisamos erguer a cabeça e colocar a nossa verdade sempre acima de qualquer maldade dita sobre nós, pois valemos muito mais do que as palavras de alguém descontrolado.

As pessoas ofensivas acreditam que suas palavras venenosas são um sinal de superioridade, mas os verdadeiramente fortes compreendem que não é bem assim e que isso apenas demonstra o quanto elas ainda têm muito a aprender sobre a vida.

Alguém realmente superior não precisa se reafirmar de forma rude, e mostra sua maturidade ao evitar discussões, pois sabe que o seu tempo não deve ser gasto com brigas, mas em iniciativas que o ajudem e a ser cada dia melhor. Insultos e ofensas são comportamentos de pessoas inseguras, que não se garantem sozinhas, e precisam constantemente diminuir as pessoas para se sentir melhores consigo mesmas.


A cada vez que desrespeitam alguém, independentemente do motivo, elas apenas mostram que não têm respeito algum nem argumentos concretos para provar o seu ponto de vista, e merecem não o nosso temor, mas a nossa pena.

Portanto, da próxima vez que cruzar o caminho de uma dessas pessoas, lembre-se de que elas não estão acima de você e não é preciso se igualar a elas. Se a convivência for obrigatória, opte por apenas ignorá-las e, caso o ofendam, liberte-se de suas palavras assim que chegarem a você. As pessoas só nos machucam se lhes dermos permissão para isso.

Polícia investiga ataque a cães em Conselheiro Lafaiete; suspeitos atearam fogo em abrigo

Artigo Anterior

Descubra o que está sobrando no barco em até 5 segundos!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.